Banco de Leite Humano da PJF alerta para queda das doações no final do ano

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, com a chegada do fim do ano, caem boa parte dos estoques do Banco de Leite Humano (BLH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), uma vez que as doações nesse período são menores por conta das festividades. Porém, é importante que as mulheres que estão em fase de amamentação continuem doando para que haja manutenção no fluxo de atendimento das demandas do BLH.

Segundo a supervisora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Sílvia Raquel Victor, “no período de férias muita gente deixa de doar e nossos estoques vão gradualmente caindo. No final de novembro e início de dezembro é quando notamos uma queda mais acentuada nas doações, que só é retomada a partir de março”. Além disso, a supervisora ressalta a importância da conscientização das pessoas, “para evitar falta de leite em nosso Banco de Leite e, por consequência, para nossos prematuros”.

O leite materno é fundamental no processo de desenvolvimento saudável de bebês e crianças, pois ele contribui na prevenção de infecções, alergias e diarréias. Entretanto, alguns recém nascidos prematuros que se encontram internados, por exemplo, não conseguem ser alimentados pela própria mãe e dependem de doações dos bancos de leite.

De acordo com a Rede Global de Bancos Leite Humano Brasil (rBLH), órgão vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Frascos de vidro para doação

O Banco de Leite Humano da PJF também está recebendo a doação de frascos de vidro, objeto indispensável no armazenamento do leite até sua posterior utilização. Esses recipientes devem possuir características específicas, como ser feito de vidro e possuir uma tampa de plástico, sendo os potes de cafés solúveis os mais indicados para doação.

O Banco de Leite Humano de Juiz de Fora é vinculado ao Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA). Para doar, basta estar saudável, não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e se dispor a doar o excedente ao banco de leite humano.

Quem deseja saber mais sobre os serviços oferecidos pela unidade é só procurar o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente na Rua São Sebastião 772 , no Centro.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.