População aprova serviço de lavação na Avenida Getúlio Vargas

A avenida Getúlio Vargas recebeu o serviço de lavação da equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entre a noite de sexta-feira, 19, e a madrugada de sábado, 20. Mesmo com a chuva fraca que atingiu a região central na noite de sexta-feira, a ação teve início às 23h, na Praça do Riachuelo, e terminou na Praça Antônio Carlos por volta das 2h15. O serviço foi feito nos dois lados da via, que é uma das mais movimentadas da cidade, contemplando calçadas, postes, placas de sinalização e pontos com acúmulo de resíduos, incluindo a remoção de cartazes colados de forma indevida.

Para a diretora Operacional do Demlurb, Úrsula Zimmermann, “a lavação complementa as demandas diárias de limpeza dessa via tão importante para o Centro da cidade. Todas as secretarias, sem exceção, estão empenhadas em intervir na melhoria da Getúlio Vargas. Com certeza, daqui para frente, a população vai observar rotinas parecidas com essa em todo município”. Úrsula acrescenta que a população pode solicitar serviços de zeladoria através do Gabinete de ação e Diálogo Comunitário.

De acordo com a encarregada que coordenou a atividade, Fernanda Aparecida Lopes, atuaram na ação 28 profissionais, entre auxiliares de serviços gerais e motoristas que conduziram os dois caminhões-pipas e o ônibus para transportar os trabalhadores de volta para casa após a conclusão da atividade”.

A auxiliar de serviços gerais, Elisângela Gomes Bradariolo, trabalha no Demlurb há cinco anos e afirma que “esse serviço no período noturno é mais tranquilo, devido à movimentação reduzida de pessoas, o que ajuda, também, a evitar o risco de alguém se acidentar e escorregar”.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, quem passava pelo local durante a lavação aprovou a iniciativa. Moradora da Avenida Getúlio Vargas há 40 anos, Marília Faria de Oliveira disse que nunca havia visto uma ação de limpeza como aquela na via. “Já tinha visto acontecer na Rua Mister Moore, de manhã cedo, mas na Getúlio Vargas, à noite, é a primeira vez. Estou achando isso maravilhoso, é um zelo com a cidade que merecia há muito tempo. Parabéns à minha prefeita!”

O comerciante Fernando Alberto Carneiro Petermann, que tem uma loja em um shopping próximo à avenida, destacou que “o serviço foi feito muito rápido, com bastantes profissionais, não gastaram muita água e a calçada ficou bem limpa”. Para ele é importante que a população contribua com a limpeza da cidade. “A gente deve fazer o que gostaria que fosse feito com nós mesmos. Vejo vários lojistas tendo o maior cuidado com sua loja e sua calçada, então, quem passar por aqui deve ter esse mesmo cuidado”, ressalta.

Janaína da Silva, moradora do Bairro Retiro, foi surpreendida com a ação quando desembarcava do ônibus com a família. “É a primeira vez que a gente vê esse serviço e eu achei muito legal. A população precisa ter consciência de não jogar o lixo no chão. Não custa nada jogar na lixeira e manter a cidade limpa. Isso é muito importante, não só para quem mora aqui, mas também para quem vem visitar a cidade poder ver que está tudo limpo. Fiquei feliz em ver esse serviço que eles fazem à noite”.

Antônio Cláudio de Oliveira tem uma barraca de lanches na avenida há sete anos e reforça que “esse serviço de lavação da rua é muito eficiente e precisa ser feito constantemente”. Júlia Medeiros, funcionária de uma barraca de cachorro-quente na Getúlio Vargas, também aprovou a ação e afirma que “as pessoas precisam ser educadas, não jogar lixo na rua e preservar o meio em que vivemos”.

Esta é a segunda vez durante a atual administração municipal que o Demlurb realiza lavação na Avenida Getúlio Vargas. A primeira ação aconteceu em abril deste ano. A atividade integra o Programa Boniteza, choque de zeladoria promovido pela atual administração, coordenado pela Secretaria de Governo (SG) e desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Secretaria de Obras (SO), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Saúde (SS), Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria da Fazenda (SF), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Solicitações de serviços de zeladoria na cidade podem ser feitas através do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, que recebe e organiza pedidos relativos a intervenções e melhorias urbanas. O contato pode ser feito através de ligação telefônica para (32) 3690-7241 ou via WhatsApp, utilizando o mesmo número.

Outras informações:
(32) 3690-3537 – Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.