Existem diferentes expressões de violência. Há a violência física, a violência verbal, a violência simbólica, pensamentos violentos, desejos violentos, existem até tipos de violência não consumadas mas que ainda assim permanecem sendo violência.

O filósofo Michel Foucault demonstra que a nossa sociedade é atravessada por mecanismos e instituições que cristalizam espécies perversas de violência que acabam aceitas, legitimadas e internalizadas por todos nós.

Jesus nos ensina que não podemos ceder a isso, pois é nosso dever rejeitar e abolir qualquer forma de violência em nossas intenções, atos e palavras: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5: 9).

É um fato insofismável que a violência não gera nada de bom, seu desdobramento imediato é alimentar mais violência: “Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão” (Mateus 26: 52).

É verdade que estamos submetidos a todo tipo de experiência e que às vezes o sangue esquenta e a mente ferve de desejo de colocar tudo aquilo para fora, seja em atos de fúria ou em palavras coléricas. Nestes casos, as Escrituras recomendam:

“Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se. 5. Ofereçam sacrifícios como Deus exige e confiem no Senhor” (Salmos 4: 4).

As Escrituras ensinam que mesmo sofrendo algum tipo de violência, não estamos autorizados a retribuir com a mesma moeda: “Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1 Pedro 3: 9). Pois quem cede aos impulsos violentos pratica o mal e tem como primeira vítima a si mesmo: “o violento recruta o seu próximo e o leva por um caminho ruim” (Provérbios 16: 29).

Jesus ensina que a cadeia de violências termina quando encontra um de seus discípulos: “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. 18. Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Romanos 12: 17).

Confie que o Deus de infinito Poder cuidará de tudo, basta mantermos a serena integridade que Ele nos ensina e não há como impedir a vitória:

“Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor. 20. Pelo contrário: ‘Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele’; 21. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem (Romanos 12: 19).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.