Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o período chuvoso

Com o objetivo de apresentar o “Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil” para outros setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 17, na Secretaria de Governo (SG). O Plano é elaborado para planejar ações conjuntas de respostas para o período com maiores índices no volume de chuvas, determinando estratégias para lidar com situações de desastres como deslizamentos, inundações, alagamentos e outros riscos geológicos e hidrológicos.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o documento estabelece os procedimentos que serão adotados pelos órgãos envolvidos na resposta e na preparação para os desastres. O desenvolvimento do plano acontece a partir da análise das avaliações, dos mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes. Participaram da apresentação representantes da Secretaria de Governo (SG) – com membros da Defesa Civil e do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) -; da Secretaria de Educação (SE); da Secretaria de Saúde (SS); da Secretaria de Comunicação (Secom); da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH); e da Empresa Municipal de Pavimentação Urbana (Empav).

Como explica o subsecretário da Defesa Civil, Luís Fernando Martins, o Plano de Contingência fica ativo durante todo o ano. “Nesta gestão, com a Secretaria de Governo passando a coordenar a Defesa Civil, trabalhamos intensamente nas ações de prevenção. Prova disso é que, mesmo no outubro mais chuvoso dos últimos 45 anos, não tivemos registro de grandes alagamentos na cidade – como era comum no passado recente. Isso é fruto do trabalho: encaminhamos para o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário os pontos de alagamento, e estes locais foram priorizados para receber limpeza de boca de lobo , limpeza de córregos e outras ações de zeladoria do Programa Boniteza”, pontua.

A atuação da Defesa Civil no período de estiagem foi focada na preparação para os tipos de desastres. Foram feitas vistorias preventivas, mapeamentos e monitoramento de áreas de risco, ações de mitigação do risco – como a instalação de lonas em encostas, limpeza de bocas de lobo e colocação de leiras em vias de risco -, cadastro de locais que podem servir de abrigo em situações de emergência, e desenvolvimento do Plano de Assistência da Defesa Civil.

Na próxima quarta-feira será realizada nova reunião com os órgãos que compõem o Plano de Contingência.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.