Grupo de Trabalho estuda possibilidades para o Carnaval 2022

Marcando o encerramento do seminário “O Carnaval e a Cidade”, promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), foi formalizado nesta sexta-feira, 12, o pacto pelo carnaval de Juiz de Fora, com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) cuja responsabilidade é definir as estratégias para a Folia de Momo em 2022. Em uma plenária consultiva, foram levantados pontos estratégicos que deverão ser discutidos no GT, como os locais dos desfiles das escolas de samba e dos blocos, caso os mesmos sejam de fato realizados, o que depende da evolução da pandemia de Covid-19.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, em relação à data, foi comunicado que o carnaval da cidade volta a acontecer junto com o feriado nacional, o que não impede a realização de eventos pré-carnavalescos. Já em relação ao local dos desfiles oficiais, o Parque de Exposições, na Zona Norte, foi descartado, tendo em vista entraves de ordem jurídica e ambiental. Alguns dos participantes apontaram o desejo de retornar com os desfiles para a Avenida Rio Branco, no Centro.

Outras propostas foram apontadas durante as discussões, como a realização do evento na Avenida Brasil, no trecho entre Rua Benjamin Constant e a Rua Marechal Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira).
A possibilidade de manutenção dos desfiles dos blocos da área central na Rua Halfeld ou transferência de alguns para outras vias, como a Avenida Getúlio Vargas, também será tema de discussão do GT. Outro aspecto a ser definido é a estratégia de realização dos blocos de territórios. “Por enquanto, estamos ouvindo sugestões, dificuldades e possíveis alternativas. Agora o GT vai se debruçar sobre esses múltiplos aspectos com objetivo de chegar ao melhor modelo possível de carnaval para 2022, considerando as limitações impostas pela pandemia”, explicou a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida.

O Grupo de Trabalho do Carnaval, que terá suas duas primeiras reuniões nos próximos dias 18 e 25, sempre às 16h, no Museu Ferroviário de Juiz de Fora, é formado por representantes da Funalfa e das secretarias de Governo, Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Saúde, Turismo, Comunicação Pública, Mobilidade Urbana, Segurança Urbana e Cidadania, além da PM e do Corpo de Bombeiros.
Também têm cadeira no GT: a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesjuf), a Associação de Blocos dos Foliões e Agremiações Carnavalescas (Aesbloc – representando os blocos da área central) e outros oito membros da sociedade civil, eleitos durante a plenária desta sexta-feira: o ritmista Mestre Caio (blocos de territórios), Regina Ferreira (ex-Rainha do Carnaval JF/Projeto Sementes de Bamba), Magno Alexandre (Grupo Mistura Mineira/Grupo Segredo), Marcony Coutinho (Meu Concreto Tá Armado), Angelo Goulart (Parangolé Valvulado), Marcelo Gama (JF Uniblocos), Flavio Eugênio (Rosário Folia) e José Cristovam Batista (Aliança Carnavalesca).

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.