Programa “Mãos à Obra” chega à segunda etapa na Secretaria de Obras

Dialogar e levar informações ao servidor. Esse é o objetivo do programa “Mãos à Obra: uma construção individual e coletiva com os trabalhadores da Secretaria de Obras (SO)”. Realizado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do departamento de Ambiência Organizacional (Damor) em parceria com a SO, o programa contempla, inicialmente, os servidores do Cemitério Municipal e do setor de águas pluviais e chegou à segunda etapa nesta quinta-feira, 11.

Segundo informações do site da prefeitura de Juiz de Fora na primeira etapa, foram realizadas avaliações médicas pelo médico do trabalho do departamento, que solicitou exames de imagem e laboratoriais, que estão sendo realizados pelos servidores. De acordo com o retorno ao profissional, estão sendo feitas as orientações necessárias. Já nesta segunda fase serão realizadas rodas de conversa com os trabalhadores dos setores. A palestrante do primeiro dia foi a médica Cândida Horta, que abordou conceitos em saúde, qualidade de vida e prevenção, destacando a importância da alimentação, atividade física, sono, além de tratar sobre o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, convivência social e familiar.

A supervisora de Acompanhamento Psicossocial do Servidor no Damor, Rita Brilhante, ressaltou que “a expectativa, nesse primeiro momento, é de que o servidor possa ter mais acesso à informação. Possibilitando a promoção de debates sobre os mais diversos assuntos e temas. Além disso, mostra que a educação e o conhecimento têm um grande poder transformador na vida das pessoas.”

Para o secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, “este é um projeto que tem contribuído muito para os nossos servidores e de extrema relevância para que eles possam ter assistência psicológica, cuidando da saúde mental de nossos trabalhadores”.

A segunda etapa do “Mãos à obra” vai até o dia 28 de dezembro e também abordará os temas “dependência química”, “hipertensão, colesterol, diabetes”, “alimentação saudável e atividade física” e “saúde mental”.

O programa

O “Mãos à obra” está em sua primeira edição com a missão de contribuir para um funcionamento mais efetivo do ambiente de trabalho, tanto em relação aos aspectos institucionais como também amparando o servidor, através do desenvolvimento de uma melhor saúde física e mental.

O projeto tem seis áreas de atuação: “atenção à saúde”, “atenção ao trabalho”, “atenção à família”, “educação financeira”, “educação formal, cultura e lazer” e “atividade física”. Através de avaliações médicas, acompanhamento psicológico, rodas de conversa, orientações e incentivo à prática de atividades físicas, o programa “Mãos à obra” se dispõe a oferecer assistência ao servidor em todos os níveis. “Ele contribui para que o servidor reflita sobre os mais diversos aspectos da vida, possibilitando mudanças de atitudes e comportamento, promovendo autonomia do servidor”, completou a supervisora responsável.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.