Em função do novo viaduto, PJF promove alterações estruturais no Centro

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, com a proximidade da inauguração do viaduto Hélio Fádel, o centro de Juiz de Fora passará por uma série de intervenções para melhorar a mobilidade urbana. A Avenida Getúlio Vargas e a Rua Floriano Peixoto passarão por mudanças viárias. Haverá, ainda, a instalação de centenas de rampas de acessibilidade e a adequação do comércio popular de rua na Getúlio Vargas.

No trecho da avenida entre a Rua São Sebastião e Marechal Deodoro vai haver alteração do horário de carga e descarga, que será das 7h às 11h. Com isso, cerca de 25 novas vagas de estacionamento rotativo serão criadas na via, com permissão de uso no período das 11h e às 18h. A partir do dia 14, domingo, a Secretaria de Mobilidade Urbana inicia a instalação da sinalização horizontal e vertical.

Já a Rua Floriano Peixoto, após a Hipólito Caron, ganha mais uma pista de circulação, evitando retenções no acesso ao viaduto. Para esta melhoria de fluidez, foi necessária a transferência das vagas de estacionamento rotativo para a Getúlio Vargas e alteração dos pontos de carga e descarga da via, que passa a ter pista dupla no trecho entre a Rua Batista de Oliveira e Avenida Francisco Bernardino. A implantação de área azul na Getúlio Vargas será benéfica para os motoristas, clientes e comerciantes com lojas na via.

Como explica o secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Tadeu David, as mudanças são necessárias para permitir que o novo viaduto, a maior obra viária do Centro da cidade das últimas décadas, resulte em avanço para a mobilidade no centro da cidade. “Uma obra viária deste porte altera toda a mobilidade do entorno. Por isso, estão sendo necessárias estas readequações significativas da carga e descarga na Getúlio Vargas, com horário limitado à parte da manhã, para que o fluxo de veículos pesados e suas manobras de estacionamento não atrapalhem a fluidez do trânsito no horário de pico. Com a expansão da cidade, o aumento constante da frota de veículos, temos que buscar soluções que atendam toda a população”.

Com a inauguração do viaduto, a maioria das linhas de ônibus que atendem às regiões Norte e Leste passam a circular pelo novo equipamento urbano. A mudança vai propiciar redução do tempo de viagem para os usuários do transporte público, principalmente nos horários de pico.

Sala do empreendedor popular

A mudança viária na região implicará na reorganização do comércio popular, em particular o localizado na Avenida Getúlio Vargas. A via não poderá contar com comércio popular de rua. Os comerciantes licenciados foram notificados, estão em processo de regularização e passarão a ocupar pontos vagos em outras vias do centro.

Já as pessoas que exercem o comércio popular de forma irregular na Getúlio Vargas terão a oportunidade de se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI) a partir desta segunda-feira, 8. Será montada uma tenda da “Sala do Empreendedor Popular” na Praça do Riachuelo, em frente ao Santa Cruz Shopping. No local, os comerciantes populares que preencheram o formulário disponibilizado pela PJF em maio ou que possuam pedido antigo (protocolo) de solicitação vão poder se formalizar por um ano, assinando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que definirá o compromisso dos trabalhadores com o Executivo e garantirá mais segurança para consumidores e trabalhadores. Será lançado um calendário para os comerciantes populares que atuam em outras vias e serão distribuídas notificações indicando a data na qual devem comparecer na tenda.

Desde o começo da gestão, a PJF está trabalhando para planejar a organização urbana em Juiz de Fora. Foi criado um grupo de trabalho sobre o comércio popular e, durante meses, foram realizadas reuniões semanais com representantes da categoria. Nesta segunda, 8, inicia-se a formalização com os comerciantes populares que atuam na Avenida Getúlio Vargas de forma irregular. Neste momento, poderão se estabelecer na Praça do Riachuelo, que receberá ações do Programa Boniteza. O objetivo é valorizar o espaço urbano, garantir os direitos dos trabalhadores e melhorar a mobilidade urbana.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.