Centro de Testagem e Aconselhamento promove ações contra ISTs

No último sábado, dia 16, foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Como a prevenção é sempre a melhor escolha, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), por meio do Departamento DST/AIDS, irá promover uma série de ações com foco na testagem e diagnósticos de Sífilis e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e na Penitenciária José Edson Cavalieri.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, entre as atividades que serão desenvolvidas, está a testagem no Sistema Prisional do Município de Juiz de Fora, que vai acontecer em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) através do seu Departamento de Enfermagem e um dos seus projetos de extensão. A meta, segundo o gerente do DST/AIDS, Jefferson Nascimento, é testar ao menos 200 mulheres.

Ainda na programação planejada pelo Departamento, está uma testagem da população geral que vai ocorrer nos dias nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Para alcançar o maior número de pessoas possível, o CTA estará aberto no período das 8h às 17h e não fechará para almoço. “Durante a semana de campanha contra a Sífilis, apesar de focarmos nosso trabalho nessa patologia, iremos ofertar também os testes rápidos de HIV, Hepatite B e C”, conta Jefferson.

Os casos de sífilis e HIV tiveram aumento em relação ao ano de 2020. De acordo com o gerente do DST/AIDS, “em 2020, tivemos até o mês de setembro 89 casos diagnosticados para o HIV e 221 casos diagnosticados para sífilis. Já esse ano, até o mês de setembro, já contabilizamos 121 casos positivos para o HIV e 243 casos positivos para sífilis”.

A testagem precoce e rotineira possibilita um prognóstico melhor para os pacientes, além de ajudar no cenário epidemiológico dessas doenças. “Quanto antes for detectado uma IST, melhor. Todas as ISTs facilitam que ocorra a infecção pelo HIV; quando detectamos a sífilis nos estágios iniciais ele tem cura e não há o desenvolvimento de uma patologia crônica e com sequelas. Detectar o HIV o mais breve possível possibilita o não desenvolvimento da doença Aids aumentando com isso a qualidade de vida do indivíduo. Aliado a isso tudo, quanto antes for detectado qualquer IST, conseguimos interromper a cadeia de transmissão das infecções”.

Após a testagem, caso o exame do usuário for positivo para alguma DST, é feito uma série de encaminhamentos e orientação para o tratamento desses pacientes. Atualmente, o Departamento DST/AIDS é dividido em dois pólos com atuações distintas, porém complementares: o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Neles, o usuário tem orientações pré-teste, na testagem e após teste, dependendo do resultado.

O Centro de Testagem e Acolhimento fica na Avenida dos Andradas, 523, no Morro da Glória e, na quinta e sexta-feira dessa semana, funciona em horário especial, das 8h às 17h.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.