Prefeitura se integra à operação Segurança Cidadã

Foi lançada nesta quinta-feira, 23, na Praça do Riachuelo, no Centro, a Operação Segurança Cidadã. Capitaneada pela Polícia Militar de Minas Gerais, a operação reúne a Polícia Civil, a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e da Secretaria de Assistência Social (SAS), bem como tem o apoio do Santa Cruz Shopping. O objetivo da iniciativa é estabelecer uma via de interação com o espaço público e com os frequentadores da Praça, levando oportunidade de cidadania à população em situação de rua, tornando o local um espaço de movimentação para toda a comunidade.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, durante o evento, realizado nesta manhã, a banda de música da Polícia Militar apresentou canções ao público presente, atraindo a curiosidade de quem passava pela região. Foram oferecidos serviços de confecção de segunda via de documento de identidade, foto 3×4, lanche e corte de cabelo gratuito, feito pelo salão Ailtom Paiva. Profissionais do setor de abordagem social e do Centro POP, da SAS também estiveram presentes, fazendo contato com pessoas em vivência de rua para o encaminhamento à rede de serviços assistenciais do município.

A ação abre um novo canal de acesso para a população em situação de rua alcançar perspectivas de recuperação de suas vidas em coletividade. O apoio para refazer documentos contou com disponibilização de corte de cabelo e retirada de foto gratuitamente. Serviços que ajudam no processo de resgate da autoestima e na retomada da sua condição de indivíduo e de cidadão com direitos e deveres na estrutura da sociedade.

Reunir em um só lugar serviços que são feitos em etapas separadas para a emissão de segunda via de documentos foi a principal contribuição da ação, evitando a peregrinação entre o registrar ocorrência de perda de documento, pegar encaminhamento no Centro POP, retirar foto 3×4 e buscar o posto da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou a Câmara Municipal para finalizar o procedimento.

A Tenente da Polícia Militar, Camila Fernandes, destacou a estratégia de acolhimento utilizada para os usuários do espaço se sentirem à vontade na aproximação. “Usamos o microfone o tempo todo para anunciar o corte de cabelo, o lanche, a foto para eles não se sentirem intimidados de procurar a Polícia Militar para informações. A gente tentou proporcionar um ambiente em que eles pudessem chegar, dar o relato deles e receber o auxílio devido”, explicou.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.