Profissionais da educação retornam às atividades presenciais em Juiz de Fora

Nesta semana, o município iniciou o retorno das aulas presenciais com a preparação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, além de encontros com familiares de alunos para orientações sobre o retorno das atividades de ensino presenciais que serão de forma híbrida, facultativa e escalonada.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, de acordo com Juliana Larcher, diretora da Escola Municipal Ilva Mello Reis, que fica no bairro Marumbi, os trabalhos estão acontecendo intensamente. “Nós estamos trabalhando com o planejamento presencial, que é um pouco diferenciado do trabalho remoto que estávamos desenvolvendo desde o início da pandemia. Estamos planejando com a equipe da escola, com os professores, fazendo também os horários, que vão ter que ser distintos para todas as ações que vão ocorrer na escola. A escola foi toda adaptada para o retorno, e a gente pode mostrar isso para as famílias: o que foi pensado para cada espaço”.

O calendário de retorno presencial foi definido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em consonância com o Conselho Municipal de Educação e respeita todos os critérios técnicos e sanitários. O calendário faz parte de um acordo firmado com o Ministério Público de Minas Gerais.
A Secretaria de Educação organizou-se desde o início do ano para garantir um retorno seguro tanto para os profissionais da educação, quanto para os alunos.

De acordo com a gerente do Departamento de Educação Infantil da SE, Víviam Carvalho, “a Secretaria de Educação já tem se organizado no início do ano para essa retomada gradual das atividades presenciais nas instituições. Esse retorno foi planejado para acontecer de forma parcial para que as escolas pudessem receber cada etapa da educação de forma mais tranquila, organizando isso junto às famílias, recebendo as crianças com todo o acolhimento, cuidado e afetividade que elas merecem. A opção foi a retomada inicialmente da educação infantil, que tem uma especificidade muito própria e inclusive temos um documento orientador para a educação infantil, e a base desse documento, além das condições sanitárias explicitadas nele, tem como princípio ações de cuidado e educação, que são indissociáveis, e o trabalho pedagógico que deve seguir o eixo estruturante do trabalho nessa etapa da educação que são as interações e as brincadeiras”.

As crianças da educação infantil retornam presencialmente a partir da próxima segunda-feira, dia 27, seguidos dos estudantes do ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA), no dia 4 de outubro. No dia 11 de outubro, é vez do ensino fundamental II e ensino médio. O último grupo será dos alunos do ensino superior, no dia 18 de outubro.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.