Guarda Municipal recolhe 23 animais em três meses

Desde junho, a Guarda Municipal está atuando em rede com os demais órgãos de meio ambiente, contribuindo no trabalho de coleta de animais silvestres na zona urbana do município. Já são 23 animais resgatados no período. Os balanços mensais apontam para sete animais capturados em junho, oito em julho e oito em agosto. A ação é realizada por equipes treinadas para a operação de contenção e manuseio de espécimes da fauna local.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora,  somente neste último mês, foram resgatadas três maritacas, duas serpentes, um João Bobo (ave), um Sabiá e um Ouriço Caixeiro. Vale do Ipê, Santa Luzia, Retiro, JK, Grama, Centro, Jardim de Alá e Santo Antônio foram os bairros atendidos.

Em todos os casos, a equipe avalia o local em que se encontra o animal, o risco que ele pode representar para a comunidade e as condições do próprio bicho se locomover em retorno ao habitat. Normalmente, eles se encontram desorientados, acuados, feridos ou sem conseguir voltar para a natureza.
Todos os animais capturados pela Guarda Municipal são transportados em condições de cuidados para a proteção que suas condições físicas não sofram agravo. Eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para avaliação veterinária, tendo garantia de atendimento adequado, antes de ser dado prosseguimento à reinserção ao meio ambiente.

A população pode solicitar apoio da Guarda para a contenção de animais na área urbana, ligando para o telefone 153, no horário das 8h às 18h. Como a atividade acontece paralelamente às demais ações das equipes, o atendimento segue alguns critérios de triagem como a dificuldade do animal retornar ao seu habitat ou o perigo que possa estar oferecendo à vida das pessoas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.