Ronda Verde da Guarda Municipal monitora trilhas do Morro do Imperador

A equipe de proteção ambiental da Guarda Municipal está realizando rondas nas áreas verdes do município. Uma das áreas contempladas com o monitoramento é Morro do Imperador, onde são verificadas situações de vulnerabilidade da vegetação no período de estiagem, com vistas a diminuir riscos de incêndio. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, frequentemente, as equipes vistoriam as trilhas de acesso ao Mirante do Cristo, tanto na porção superior, como na base da encosta, e relatam as condições encontradas aos setores responsáveis.

A “Ronda Verde” da Guarda Municipal acontece também em outros pontos sob responsabilidade do município como Áreas de Preservação Permanente (APPs), florestas municipais e locais de reflorestamento. A ação preventiva busca fazer levantamento das condições de conservação em áreas de proteção ambiental e registrar eventuais irregularidades, como descarte indevido, entre outras práticas proibidas nestes locais, para tomada de providências.

A proteção ao meio ambiente, em áreas verdes sob responsabilidade do município, é função da Guarda Municipal, prevista em sua lei de criação (11.206/2006), reafirmada pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei 13.022/2014) que em seu artigo 5º, inciso VII, estabelece ser competência específica das Guardas Municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais, estaduais, proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.