Aplicativo Cidade Segura busca aproximar a GM do cidadão

Recentemente, a Guarda divulgou balanço de suas ações, demonstrando o crescimento do trabalho desenvolvido no primeiro semestre deste ano, bem como o aumento no número de denúncias recebidas. Além da central de atendimento 24 horas, por meio do telefone 153, o órgão conta com o reforço de um aplicativo, criado pela própria Guarda, para facilitar o contato da comunidade com o setor. O aplicativo “Cidade Segura” é uma opção rápida para acessar os serviços e pode ser baixado na loja de aplicativos do celular.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, pelo dispositivo é possível fazer contato de forma simplificada. No botão “denúncias”, o cidadão pode enviar questões relativas à área de atuação da Guarda como dano ao patrimônio público, pichação, crimes ambientais em áreas de responsabilidade do município, desacato ao servidor e denúncias que envolvam a Covi-19. O sistema apresenta ainda telefones úteis, estatísticas e notícias da área de segurança para os usuários.

Para utilizar, basta baixar o “Cidade Segura” na loja de aplicativos do seu celular. O manuseio é fácil e intuitivo. Na tela inicial constam cinco ações possíveis: faça uma denúncia, telefones úteis, fale conosco, estatísticas e notícias. Ao tocar cada uma delas, abre-se um formulário básico, em que se pede o local e uma descrição do fato. O usuário tem a opção de inserir uma imagem, detalhando melhor a situação. Depois é só enviar. O conteúdo é encaminhado, imediatamente, ao setor responsável pelo recebimento da demanda.

O direcionamento dos assuntos é outra vantagem da ferramenta. A apresentação em tela é compacta e direta, ajustada às áreas de ação atendidas pela GM. Reclamações, elogios, sugestões, já serão encaminhadas direto à ouvidoria da Guarda Municipal, órgão responsável pela recepção de assuntos desta natureza. O ouvidor da Guarda Municipal irá receber todos os formulários provenientes da área “Fale Conosco”, evitando o vaivém do cidadão em busca de esclarecimentos.

“Há 12 anos em funcionamento, a GM tinha, até o ano passado, a central telefônica, como principal porta de entrada das mais diferentes demandas. A proposta busca prover a comunidade de um instrumento moderno, prático, seguro e que auxilie no exercício da cidadania, à medida que o cidadão é o principal agente desse sistema”, enfatiza o comandante da Guarda Municipal, Leandro Lisboa.

A plataforma digital foi desenvolvida pela própria GM como uma das metas de modernização dos serviços previstas no seu Plano de Ação. Os objetivos do programa são agilizar o processo de atendimento ao cidadão e estreitar o contato da população com o trabalho da Guarda, reforçando o entendimento sobre as competências do órgão.




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