Conselho Municipal de Segurança elege nova presidência

O Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc) realizou eleição para a presidência da sua mesa diretora nesta quinta-feira, 22. Em candidatura única, a titular da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Letícia Paiva Delgado, foi a escolhida por aclamação. A eleição ocorreu em reunião extraordinária, em razão da vacância do cargo após a saída do então presidente Fernando Tadeu David, que passou a responder pela pasta do Transporte no município, em 21 de junho. A gestão da mesa diretora é de dois anos.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, composto por representantes de diversos setores da sociedade civil organizada, do poder público, órgãos de representação profissional e trabalhadores da área de segurança, o Comsuc delegou à atual gestora da Sesuc a condução dos trabalhos, já acompanhados de perto por ela. Letícia Paiva Delgado é uma estudiosa do tema segurança pública municipal, incentivadora da criação do conselho e ativa participante dele desde sua implantação em 2020.

Tornar o trabalho do órgão cada vez mais efetivo é objetivo da presidente. “A gente vai avançar nas políticas de segurança, buscando alternativas para definição de novos projetos no âmbito do município. Vamos estreitar relações no sentido de conhecer e de integrar os parceiros deste órgão. Afinal, a integração de forças é o que move um conselho como o nosso”, afirmou a secretária.

O Comsuc é um órgão colegiado permanente, de competência consultiva, sugestiva e acompanhamento das atividades de segurança pública e defesa social no âmbito do Município. Sua criação propicia o incremento da participação popular nas decisões do setor. Os 30 conselheiros conferem pluralidade às discussões, estabelecendo, de forma definitiva, a participação popular nas decisões do setor.

Pleito antigo da comunidade e das próprias forças de segurança do Município, a origem do conselho remonta à 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública realizada em Juiz de Fora, em 2019. Sua implantação faz parte da proposta de reformulação de processos, estabelecida em plano de ação da Guarda Municipal, de 2019, constando como meta número um na diretriz de ações integradas. Dentre as funções principais do conselho está propor diretrizes para a implementação das políticas públicas de segurança no município.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.