A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está participando do Programa Nacional de Combate à Corrupção, através do sistema e-Prevenção, desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral do Município (CGM) é a responsável por coordenar e garantir que todas as Secretarias participem.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o objetivo é oferecer uma avaliação individual quanto à transparência na utilização do dinheiro público, buscando eficiência na prestação dos serviços e promovendo a participação da sociedade no controle e nas tomadas de decisão.
A plataforma conta com um formulário de autoavaliação dos gestores que será recebido por todo o secretariado. Após o preenchimento, o gestor terá a oportunidade de analisar sua unidade, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas.
As respostas não serão utilizadas para fins de investigação ou punição, mas sim, para indicar caminhos para que as unidades tenham padrões de integridade e implementem processos de controle e prevenção à corrupção.
A Controladora Geral do Município, Denise Perissé, avalia a importância do sistema. “Com este mecanismo cada gestor será capaz de visualizar as dificuldades da sua unidade, aperfeiçoar as estruturas de prevenção, obter a dimensão dos riscos, tudo através do diagnóstico e poderá implementar as boas práticas sugeridas e também, a cada dois anos, poderá se autoavaliar novamente e verificar se houve evolução.”
Nos questionário são avaliados seis mecanismos de combate à corrupção: prevenção, para evitar fraudes; detecção, para localizar casos assim que eles ocorram; investigação, que analisa casos de corrupção; correção, voltada para a escolha mais efetiva para punição dos delitos; monitoramento, acompanhamento dos casos já ocorridos, e transparência e Participação Social.