Futebol feminino abre os Jogos Olímpicos para o Brasil com goleada sobre a China

Desde o início da partida, a Seleção deixou claro que a China não teria vida fácil. Logo aos oito minutos, Marta aproveitou um bate-rebate na área chinesa para chutar com categoria e marcar o primeiro do Brasil. Com o tento, a rainha se tornou a primeira jogadora da história a marcar gols em cinco edições de Jogos Olímpicos consecutivos.

Se a camisa 10 assinou o primeiro gol do Brasil nos Jogos de Tóquio, coube à camisa 9, Debinha, marcar o segundo. Aos 21 minutos do primeiro tempo, ela pegou um rebote da goleira chinesa e só rolou para o gol.

No ciclo para os Jogos de Tóquio, o Ministério da Cidadania investiu R$ 8,34 milhões no futebol feminino, por meio do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal. Entre 2017 e 2021, foram concedidas 493 bolsas para as atletas da modalidade. Nas Olimpíadas de Tóquio, 16 das convocadas são contempladas pelo programa.

O primeiro tempo acabou em 2 x 0 e ficou barato para a China, que até voltou um pouco melhor para a segunda etapa. Aos seis minutos, Wang Shanshan chegou a acertar a trave do Brasil em um chute pela direita. A goleira Bárbara ainda fez uma boa defesa aos 21, mas o Brasil retomou o controle do jogo e, aos 28, ampliou com Marta mais uma vez. Com esse gol, a craque chegou aos 12 marcados em Olimpíadas, ficando a apenas dois da também brasileira Cristiane, a maior artilheira da história do torneio.

Aos 34, Andressa Alves foi derrubada na área. Ela mesma cobrou o pênalti e fez o quarto gol do Brasil. Depois do jogo, Marta brincou: “Aqui não tem vaidade. Tem uma equipe que vai trabalhar do começo ao fim. Feliz pelo gol. Se (a Andressa) tivesse perdido, aí o bicho ia pegar”.

Ainda deu tempo de Bia Zaneratto, que teve atuação destacada, marcar o dela, desviando cruzamento de Debinha e fechando o placar em 5 x 0.

Próximo jogo

A Seleção Brasileira volta a campo no sábado (24.07) para enfrentar a Holanda, de novo no estádio Miyagi, em Rifu (cidade a cerca de 380 quilômetros da capital japonesa). O Brasil está no Grupo F, que ainda tem a Zâmbia. O confronto diante das africanas será na terça-feira (27.07), às 8h30, no estádio de Saitama, na região metropolitana de Tóquio.

Fonte: Rededoesporte.gov.br




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.