Museu Ferroviário recebe doação de miniaturas de trens

Vinte e três miniaturas de trens que circularam em diversos países e em diferentes épocas foram doadas ao Museu Ferroviário de Juiz de Fora. As peças integram a coleção “Locomotivas do Mundo – o Fascínio das Ferrovias”, que pertenciam aos irmãos Rogério e Ronaldo Assis de Souza, residentes em Belo Horizonte. Conforme o supervisor do museu local, Marco Aurélio Assis, a decisão de doar o material aconteceu depois de os irmãos analisarem diversos equipamentos culturais do gênero. “Eles avaliaram que o nosso espaço estava entre os mais organizados e adequados para manter e explorar didaticamente a coleção.”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, as miniaturas apresentam máquinas da França, Rússia, Alemanha, Itália e Japão, entre outras. Foram produzidas em plástico rígido, na escala N (1160). Cada uma vem acompanhada por um card informativo, com dados como país de origem, comprimento, percurso e velocidade máxima alcançada.

Marco Aurélio conta que essa é a segunda vez que o Museu Ferroviário de Juiz de Fora é escolhido para receber uma coleção. “Em 2003, fomos presenteados com 807 fitas que apresentam imagens de locomotivas de diversos países. O material pertencia a um colecionador alemão, que se encantou pelo nosso museu.” Ele afirma que a proposta agora é planejar formas de exibir e promover conhecimento a partir das miniaturas recebidas. “É um material muito rico. Estamos avaliando a possibilidade de mostras e em ações que possam costurar as informações dos vídeos com as miniaturas. Tudo isso, logo que o quadro sanitário permitir a reabertura do espaço.”

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.