Vacinação por idade contra Covid-19 é antecipada pela PJF

Novo calendário torna mais rápida a vacinação contra o coronavírus em Juiz de Fora. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, as pessoas de 30 anos que originalmente seriam vacinadas no dia 29 deste mês, vão poder receber a dose dias antes, no sábado, 24. Este avanço permitirá, ainda, que a vacinação das pessoas entre 18 e 29 anos também seja adiantada. O calendário para o público entre 18 e 29 anos será divulgado nesta sexta-feira, 16. A campanha de vacinação contra a Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), já aplicou ao menos uma dose em mais de 65% da população elegível e segue em ritmo bem acima da média nacional e estadual.

A vacinação contra Covid-19 atualmente acontece em vários pontos espalhados por todas as regiões da cidade. De segunda a sexta, 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Sport Club Juiz de Fora e o Círculo Militar realizam a aplicação das doses, além de locais que comumente dão apoio à vacinação aos sábados, como o Pam Marechal e o Drive-Thru da UFJF. Na imunização por faixa etária, toda pessoa que não conseguir receber a vacina no dia destinado à sua idade, pode ir em busca do imunizante nos dias posteriores. Entretanto, para evitar grandes filas e para que esteja protegida mais rapidamente, é indicado que a vacinação ocorra no dia destinado à idade. Além da imunização por faixa etária, seguem sendo disponibilizadas vacinas para as grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam) em até seis meses de pós-parto.

Confira o novo calendário de vacinação por idade:

Segunda-feira, dia 19 de julho, pessoas de 36 anos ou mais
Terça-feira, dia 20 de julho, pessoas de 35 anos ou mais
Quarta-feira, dia 21 de julho, pessoas de 34 anos ou mais
Quinta-feira, dia 22 de julho pessoas de 33 anos ou mais
Sexta-feira, dia 23 de julho, pessoas de 32 anos ou mais
Sábado, dia 24 de julho, pessoas de 30 anos ou mais.

Documentação necessária

A Secretária de Saúde pede para as pessoas que vão se vacinar por idade levarem, originais e cópias, de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista – e comprovante de residência. Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico que mostre que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.

Fique atento

Todos os que forem receber a segunda dose devem levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira. Deve-se ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado. Além do cartão, precisa ser apresentado documento original com foto, como o documento de identidade ou a carteira de motorista.

Quem se vacinou contra Influenza e tem direito de se vacinar também contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 14 dias entre o momento que recebeu a dose do imunizante contra a gripe para poder ser vacinado contra a Covid-19. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado ao menos 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.