Métodos de relacionamento e atrativos turísticos da região são discutidos em seminário

Nesta última segunda-feira, 12,  foi realizado o seminário on-line “Oportunidades em Juiz de Fora”. O encontro teve como público-alvo os guias de turismo e agências de viagens da cidade e região, e foi coordenado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-JF), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Instituto Federal (IF) e o Curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O evento, que integra o Fórum Permanente para Retomada no Turismo no Circuito Caminho Novo, foi um momento para ouvir as demandas do setor, tendo como foco a retomada gradual do turismo em Juiz de Fora, apresentando os potenciais turísticos da cidade e a adequação dos serviços a um padrão receptivo aos viajantes.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o encontro contou com a presença do Secretário de Turismo, Marcelo Do Carmo; do Superintendente do Sebrae, Tarcísio Fagundes; e de profissionais e professores do ramo. Segundo Fagundes, “é muito importante que as empresas e os guias de turismo possam pensar e criar seus próprios produtos para alavancar seus negócios”. Para ele, já é uma realidade para muitas famílias a realização de viagens curtas, próximo ao seu local de destino. Por isso, umas das questões mais importantes expostas ao longo das discussões foi o foco em atrair possíveis turistas que se encontram em um raio de cem quilômetros da cidade de Juiz de Fora, estimado em um público potencial de dois milhões de pessoas. Durante a pandemia, houve um crescimento da demanda por roteiros nesse formato. “Nós temos um rico entorno que pode ser explorado’, enfatiza.

Um dos pontos mais importantes abordados no seminário é a necessidade de fazer com que esses profissionais, que lidam diretamente com a venda dos produtos e com a condução dos turistas, tenham o máximo de informações para que possam aumentar o público que visita Juiz de Fora, inclusive através da própria população local, que nem sempre conhece os diversos atrativos turísticos da cidade. “Será preciso usar a criatividade para que haja uma oferta de produtos turísticos maior e, com isso, movimentar a economia. É importante que todos acreditem que nós temos muitas coisas boas para mostrar”, pontua Fagundes.

A valorização das pessoas que trabalham no setor foi também uma demanda do seminário. Através da busca por oferecer experiências aos viajantes, juntamente com a preparação da infraestrutura da cidade para aceitar o dinamismo presente no setor turístico, Juiz de Fora busca atrair e se adequar às novas tendências.




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