O Brasil começou com vitória o Pré-Olímpico de Split. Na estreia da competição, nesta terça-feira (29.06), a equipe do técnico Aleksandar Petrovic derrotou a Tunísia por 83 x 57 e encaminhou a classificação para a semifinal da competição, no sábado. O Brasil volta à quadra nesta quarta-feira, 30.06, diante da Croácia, dona da casa, a partir das 15h. Na quinta, Tunísia e Croácia fecham a primeira fase do mini-grupo.
Pela regra de disputa, Brasil, Croácia e Tunísia formam um mini-grupo, e Alemanha, que venceu o México na estreia, formam com a Rússia o outro. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais. Apenas o campeão da final de 4 de julho garante um lugar em Tóquio 2020.
Uma das virtudes da equipe nacional foi saber distribuir a pontuação entre titulares e reservas. Com 15 pontos, Vitor Benite foi o cestinha do Brasil no jogo, pegou quatro rebotes e deu duas assistências. Anderson Varejão fez nove pontos, com oito rebotes. Léo Meindl anotou dez pontos, com cinco rebotes. Lucas Mariano fez oito pontos, com três rebotes.
Hettsheimeir, por sua vez, converteu duas bolas de três importantes quando o jogo ficou apertado e ainda pegou quatro rebotes, terminando o jogo com 11 pontos. Alex fez sete pontos, com dois rebotes e duas assistências. Yago, que deu agilidade e criatividade à armação todas as vezes que esteve em quadra, fez seis pontos e oito assistências.
O jogo
O Brasil começou a partida controlando as ações e chegou a abrir 7 x 0. A Tunísia se acertou na marcação e equilibrou as ações. No final do período, o placar tinha 21 x 21 e Benite anotava oito pontos. No segundo período, o Brasil acertou a defesa e com Yago ditando o ritmo, abriu 43 x 31, com duas bolas de três importantes de Rafael Hettsheimeir, que veio do banco.
O terceiro quarto manteve a tônica. O Brasil seguiu forçando na defesa e fazendo a Tunísia errar. Faltando três minutos para o fim do período, a Seleção vencia por 57 a 50 e Benite era o cestinha com 13 pontos, seguido de Lucas Mariano com oito. A parcial terminou com 64 a 46 para a Seleção, que rodava bem o banco, com dois quintetos em quadra, com Léo Meindl, Varejão, Yago, Rafael Luz e Lucas Dias também aproveitados.
No último período, a Seleção administrou o jogo, descansou peças importantes e confirmou a vitória na estreia do Pré-Olímpico de Split.
Fonte: Assessoria CBB