José Roberto Guimarães define lista oficial do vôlei feminino em Tóquio

O treinador José Roberto Guimarães divulgou, neste sábado (26.06), a lista das 12 jogadoras convocadas para os Jogos de Tóquio. Após a conquista da medalha de prata na Liga das Nações na última sexta-feira (25.06), o técnico tricampeão olímpico definiu o grupo que representará o Brasil no Japão.

Foram convocadas as levantadoras Macris e Roberta, a oposta Tandara, a oposta/ponteira Rosamaria, as ponteiras Natália, Fernanda Garay, Gabi e Ana Cristina, as centrais Carol Gattaz, Carol e Bia e a líbero Camila Brait. O time retorna da Itália ainda neste sábado (26.06) e se reapresentará na próxima quarta-feira (30.06) em São Paulo.

Na decisão da Liga das Nações, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos por 3 sets a 1 (26/28, 25/23, 25/23 e 25/21), em Rimini, na Itália. As brasileiras terminaram a competição, com 14 vitórias e três resultados negativos. A seleção da Liga das Nações contou com três brasileiras. A oposta Tandara, a ponteira Gabi e a central Carol Gattaz entraram na equipe do campeonato nas suas respectivas posições.

Dos nomes que estavam no torneio, Adenízia, Sheilla, Dani Lins, Nyeme, Lorenne, e Mayany não foram selecionadas.

Local de competição

Na capital japonesa, as competições do vôlei serão entre o dia 24 de julho e 8 de agosto. As partidas serão disputadas na Arena Ariake, na região da Baía de Tóquio, com capacidade para 15 mil torcedores. Em função dos protocolos sanitários diante da Covid-19, a organização dos Jogos determinou que o público máximo no evento será de até dez mil atletas.

O design da arena é icônico, com um teto côncavo desenhado para minimizar a necessidade de iluminação e de uso do ar-condicionado. A estrutura é dotada de painéis de captação de energia solar e equipamentos de aquecimento geotermal para reduzir as pegadas de carbono geradas pela construção do ginásio.

Volta às origens

O torneio de vôlei olímpico terá 12 seleções no masculino e no feminino. Serão 16 dias de competição. A final masculina será em 7 de agosto e a feminina, no dia 8.

A competição terá uma dose de nostalgia, já que a inclusão do esporte no programa olímpico ocorreu na edição de 1964, também disputada em Tóquio. Naquela ocasião, a seleção japonesa levou o bronze no masculino e o ouro no feminino.

Rivais definidos

As seleções já conhecem os adversários da primeira fase. No feminino, a equipe comandada pelo treinador José Roberto Guimarães estará no Grupo A, ao lado de Sérvia, Japão, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. O Grupo B terá China, Estados Unidos, Rússia, Itália, Argentina e Turquia. A estreia será contra a Coreia do Sul, no dia 25 de julho.

No masculino, o time liderado pelo técnico Renan Dal Zotto fará parte do Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Rússia, Argentina, França e Tunísia. A chave A tem Japão, Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela. O Brasil estreia contra a Tunísia, no dia 24.

Pelo regulamento, as seleções se enfrentam dentro dos respectivos grupos em turno único e as quatro mais bem colocadas em cada chave passam para as quartas de final. O primeiro enfrenta o quarto colocado e o segundo pega o terceiro.

CONVOCADAS

Levantadoras
Macris
Roberta

Opostas
Tandara
Rosamaria

Ponteiras
Natália
Fernanda Garay
Gabi
Ana Cristina

Centrais
Carol Gattaz
Carol
Bia

Líbero
Camila Brait

Fonte: Rededoesporte / Confederação Brasileira de Vôlei

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.