O Brasil começou com vitória a caminhada para o Pré-Olímpico de Split, na Croácia. Em amistoso diante da Polônia, o primeiro na fase de preparação, a Seleção de basquete masculino bateu os poloneses por 68 a 65, fazendo um primeiro tempo dominante, principalmente na defesa. O técnico Aleksandar Petrovic aproveitou o duelo para rodar 13 jogadores e eesclarecer dúvidas para os cortes, já que dos 15 atletas, 12 irão participar da competição que vale uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020.
Jogando coletivamente, o Brasil deixou a Polônia fazer apenas cinco pontos nos primeiros dez minutos, abrindo 18 x 5. Depois, seguiu bem na defesa no segundo quarto. Os poloneses foram melhores nos dois últimos períodos, mas a vantagem aberta pelo Brasil foi suficiente para manter o triunfo na cidade de Gliwice, que recebe o Brasil na segunda etapa de treinamentos.
Bruno Caboclo terminou o jogo com nove pontos e dez rebotes. Benite fez dez pontos. Georginho terminou com dez pontos e seis rebotes. E Léo Meindl fez dez pontos, com sete rebotes. Do lado da Polônia, Garbacz fez 21 pontos e Sokolowski anotou outros 13. A Arena Gliwice contou com público, já que a situação da Covid-19 está controlada na Polônia, e 50% dos 14 mil lugares foram colocados à venda.
Se o Brasil fazia o seu primeiro amistoso após 12 dias de trabalho, a Polônia jogava o quinto. A equipe foi oitava colocada no último Mundial, na China, em 2019. Brasil e Polônia voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, novamente a partir das 15h (de Brasília).
Após o segundo jogo contra a Polônia, o técnico Aleksandar Petrovic fará um corte na equipe, ficando com 14 atletas para a viagem a Split, na Croácia. Lá, após os protocolos da COVID-19, mais dois jogadores serão cortados.
O Brasil estreia no Pré-Olímpico diante da Tunísia, em 29 de junho, e no dia 30 encara a Croácia. Os dois primeiros do minigrupo avançam para encarar nas semifinais os dois primeiros entre Rússia, Alemanha e México. O Pré-Olímpico será decidido em 4 de julho e apenas o campeão garante um lugar em Tóquio 2020.
Fonte: Confederação Brasileira de Basketball