Olimpíadas de Tóquio terão público local limitado a 10 mil pessoas por arena

Os residentes do Japão terão permissão para assistir aos Jogos Olímpicos de Tóquio, sob a condição de que o público seja limitado a 50% da capacidade até o limite de 10 mil torcedores em todas as arenas. As Olimpíadas serão disputadas entre 23 de julho e 8 de agosto.

A decisão foi revelada nesta segunda-feira (21.06), após reunião realizada com representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), do Comitê Organizador de Tóquio 2020, do Governo Metropolitano de Tóquio (TMG) e do Governo do Japão (GoJ).

O comunicado deixa claro que a decisão pode ser alterada caso um estado de emergência ou outras medidas prioritárias destinadas a prevenir a propagação do Covid-19 sejam implementadas após 12 de julho de 2021. Nesses casos, as restrições ao número de torcedores ou até mesmo a realização de competições sem público serão baseadas nas medidas sanitárias em vigor.

No caso de qualquer mudança rápida no status do nível de infecção ou da capacidade do sistema de assistência médica japonesa, uma nova reunião entre os representantes das cinco partes será realizada para considerar novas medidas.

Diretrizes

O governo japonês estipulou diretrizes para os torcedores com o objetivo de garantir ambientes seguros e protegidos durante as competições. As máscaras devem ser usadas nos locais em todos os momentos e falar em voz alta ou gritar será proibido.

Aglomerações devem ser evitadas e os visitantes devem deixar os locais de maneira escalonada. Os torcedores serão solicitados a viajar diretamente para os locais de competição e voltar para casa diretamente e devem tomar todas as precauções necessárias ao se deslocar entre as prefeituras.

Uma estrutura será implementada para manter o monitoramento do status de infecções e cuidados médicos usando o aconselhamento de especialistas. Além disso, mensagens consistentes e unificadas destinadas a garantir que os Jogos sejam seguros e protegidos serão entregues pelas cinco partes envolvidas.

As políticas equivalentes que regem os Jogos Paralímpicos serão decididas até 16 de julho de 2021, uma semana antes da abertura dos Jogos Olímpicos.

Para conduzir Jogos seguros e protegidos para todo o Japão haverá uma forte coordenação e cooperação com os governos locais para garantir que as diretrizes sejam seguidas. A situação será monitorada no Japão e no exterior, incluindo o status das diferentes variantes do coronavírus, e todas as ações necessárias serão tomadas prontamente. A vacinação dos envolvidos com os Jogos continuará e a situação vacinal será posteriormente atualizada.

Faltam 32 dias para os Jogos Olímpicos e 64 dias para os Jogos Paralímpicos e as cinco entidades continuarão a trabalhar juntas para garantir a realização de Jogos seguros.

Fonte: Tokyo 2020




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.