Doação de 800 doses de vacina para cães é feita ao Canil Municipal

Nesta segunda-feira, 21, foi dado ao Canil Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)  800 doses da vacina Nobivac (do tipo Óctupla, também conhecida como Múltipla V8), para serem aplicadas nos cães abrigados no local. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a doação foi feita pelo deputado estadual Noraldino Júnior, que fez a entrega pessoalmente para a diretora do Canil, Rondônia Tassi Muniz, e aproveitou a visita para conversar com os profissionais e estagiários do local.

Segundo Rondônia, “essas vacinas contribuirão para o controle e prevenção de doenças graves que atrapalham a saúde e o bem-estar dos animais acolhidos e que podem provocar uma possível epidemia. Algumas doenças não têm cura ou dificilmente são tratadas, como a cinomose que é altamente transmissível e tem baixa taxa de cura, podendo deixar sequelas; a leptospirose que tem muitas variantes, algumas zoonóticas; a parvovirose que gera um grande número de mortes de filhotes, principalmente, com gastroenterite severa. Tendo a vacina para controlar essas principais doenças, poderemos ter maiores condições de dar mais atenção ao tratamento de outras patologias dos animais que chegam aqui, como lesões, por exemplo. Além disso, essas vacinas vão colaborar com a execução do protocolo de entrada dos animais que inclui microchipagem, controle de parasita, vermifugação e vacinação.

O veterinário do Canil, Fábio Valverde, reforçou que “um dos desafios recorrentes dos profissionais do local é tratar os cães que, muitas vezes, já chegam com algumas dessas doenças”. Para Fábio, “agora, com a chegada da V8, será possível evitar a infecção de animais já abrigados e a reinfecção dos que chegam doentes e são tratados”.

O deputado Noraldino afirma que “a atual Administração da Prefeitura demonstra sensibilidade e abre caminhos para que a causa animal e os animais de Juiz de Fora tenham tratamento diferenciado”. Ele parabenizou a nova direção do Canil Municipal “pela continuidade dos trabalhos e interesse em melhorar cada vez mais a situação do local” e ressaltou que “a população precisa entender que superlotar um canil não é a solução para os problemas que atingem a fauna”. Para Noraldino, “por mais moderno que um abrigo seja, esse não é o modelo ideal de tutela dos animais. Nesse sentido, a visão da Prefeitura vai ao encontro das necessidades da proteção animal com a realização de campanhas de adoção”, acrescenta.

As doses da vacina recebidas pelo Canil Municipal protege cães das seguintes doenças: Cinomose canina, Adenovírus tipo 2, Coronavirose canina, Parainfluenza, Parvovirose- vírus modificados e vírus mortos, bacterina de Leptospira canicola e L. icterohaemorrhagiae.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.