Ex-aluno da EJA de 62 anos é exemplo ao cursar universidade federal

O senhor Juvenal Luiz Neves Bastos, pode ser considerado um exemplo de que a Educação é fator de mudança na vida das pessoas. Com 62 anos e muita determinação, sua caminhada foi iniciada após muitos anos fora da sala de aula, próximo ao seu aniversário, em agosto de 2018 e contou com as orientações da Secretaria de Educação. “Despertou em mim uma vontade grande de voltar a estudar e procurei a Supervisão de Educação de Jovens e Adultos da SE, onde fui muito bem atendido e recebi todas as orientações sobre como atingir meus objetivos”, conta.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o ex-aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cesu) “Custódio Furtado de Souza”, seu Juvenal, como costuma ser chamado, concluiu o ensino fundamental pela instituição em fevereiro de 2019 e o ensino médio em abril do mesmo ano pelo Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) “Professor José Carneiro de Castro”, em Ubá. Tudo isso com apenas 130 dias úteis, o que lhe rendeu uma homenagem da Prefeitura de Juiz de Fora em maio de 2019.

Mesmo com uma conquista tão significativa para sua vida, Seu Juvenal não parou os estudos após a conclusão do ensino médio. Para alcançar seu sonho antigo de fazer faculdade de Artes Visuais, já que havia trabalhado por muitos anos confeccionando letreiros, o estudante procurou novamente a SE e foi aconselhado a se inscrever no Curso Preparatório para Concursos (CPC).

Após se matricular no CPC, o aluno assistia às aulas presenciais, lia as apostilas em casa e frequentava constantemente a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, onde teve acesso a livros e onde organizava seus estudos. Em seguida, participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para testar seus conhecimentos em meio a turbulências em sua vida devido ao falecimento de sua mãe, dona Zuleik Neves Bastos, em novembro. “Foi um momento muito difícil a perda da minha mãe, mas mantive o meu objetivo e segui em frente”, explica.

Todo esse esforço trouxe resultado no processo 2020 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Seu Juvenal foi aprovado para o curso de Artes Visuais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de acordo com seus cálculos, após 183 dias úteis de estudos contando com os dois dias das provas do Enem, e está no terceiro período da faculdade. Sobre o apoio da SE, seu Juvenal diz ter sido muito importante. “A Secretaria de Educação foi onde tudo começou, onde recebi o apoio e as informações para conseguir concluir etapas importantes dos meus estudos. Se não fosse o apoio que eu tive dos profissionais da secretaria, as coisas talvez não tivessem acontecido como aconteceram. As instituições estão aí com pessoas muito competentes, basta a gente ter vontade, correr atrás dos nossos objetivos e nunca desistir”.

Sobre como se sente após alcançar todos esses objetivos, Seu Juvenal explica. “Eu vejo um quadro em minha frente com todas as pessoas que acreditaram em mim e me ajudaram a chegar aonde cheguei. Recebi apoio de muitas pessoas por todos os lugares que passei nessa minha caminhada e estou muito feliz por ter conquistado estar cursando uma faculdade”.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.