Nesta segunda-feira, dia 14, é o Dia Mundial do Doador de Sangue, e alguns dos integrantes da Guarda Municipal de Juiz de Fora compareceram ao Hemominas para uma doação coletiva. O objetivo foi marcar a data, contribuindo para o aumento dos estoques de sangue da unidade e chamando atenção da comunidade para a necessidade de mais pessoas se disponibilizarem ao ato de doar sangue. A ação aconteceu no Hemominas, à Rua Barão de Cataguases, S/N.
Solidária à situação de baixo estoque de sangue, neste período de pandemia, a GM se coloca a favor da vida. “A doação de sangue é prática comum entre os guardas, faz parte da cultura interna da instituição. E estamos, com essa ação, lançando o projeto ‘Guarda Amiga’, desenvolvido pelo setor de Desenvolvimento de Projetos e Qualificação Profissional da Guarda, com o propósito de sensibilizar a corporação para o envolvimento em ações de caráter social e humanitário”, explicou a subcomandante da Guarda Elaine Albuquerque.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, para doar sangue, a pessoa deve estar alimentada e em condições plenas de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, apresentar documento original que contenha foto, filiação e assinatura (Carteira de Identidade ou de Trabalho, por exemplo). Também é necessário ter mais de 50 kg e, para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.
O Hemominas funciona de segunda a sábado, no horário de 7h às 12h. O doador também pode agendar sua doação pelo site do Hemominas