É discutida em parceria com a PJF e a Câmara Municipal uma proposta para criação de Afro Museu

Nesta terça-feira, 8, se reuniram na sede do Legislativo, o secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Martvs das Chagas, a diretora geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa, o presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer, e membros da sociedade  para dar início ao diálogo sobre a criação de um museu que contemple a contribuição histórica da população negra de Juiz de Fora e região.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, no encontro foi proposto consolidar um grupo de trabalho (GT), para elaborar um plano museológico, contendo dentre outras, a metodologia de implementação, estatuto, acervo e pretensa estrutura física. Outro aspecto debatido foi a essencial participação da comunidade no processo de concepção deste espaço.

O museu é um dos projetos que consta no programa de governo da Prefeita Margarida Salomão e em sua implementação contará com a significativa contribuição da Câmara Municipal de Juiz De Fora.

De acordo com o Secretário da Seppop, essa primeira reunião foi importante para propor as ideias de elaboração e desenvolvimento deste projeto. “Nosso principal objetivo é criar um espaço que possa valorizar a contribuição histórica da população negra para o desenvolvimento de Juiz de Fora e região.”

Segundo a diretora da Funalfa, “É possível reconhecer espaços na cidade que remetam de forma positiva à memória de outros povos que estiveram nesse processo de constituição da cidade, mas a invisibilidade do povo negro segue marcante, em termos de valorização da cultura. Contudo, nós negros, temos muitos registros que contam nossa história, tanto do que sofremos, quanto do que construímos, vivenciamos e, por isso, ter um espaço que marca e valoriza a nossa presença na cidade é fundamental.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.