Rayssa Leal, de apenas 13 anos, colocou o skate brasileiro no pódio do Mundial de Street, em Roma, na Itália, com a terceira colocação. Em duas finais com alto nível de skate, o feminino ainda teve Pâmela Rosa na quarta colocação e Leticia Bufoni em quinto lugar. As três ficaram separadas por nove décimos na classificação geral: 13,47 para Rayssa, 13,44 para Pâmela e 13,36 para Leticia Bufoni. No masculino, Kelvin Hoefler ficou com o quinto lugar.
“Tenho de agradecer a Deus, aos meus pais e aos meus patrocinadores porque se não fossem eles eu não estaria aqui. Nesses últimos 40 dias estivemos todos da equipe juntos, treinando bastante. Estou feliz porque tentei duas manobras, caí, mas consegui voltar e estar no pódio. Fico feliz que o nível do skate feminino está aumentando cada vez mais. Isso me motiva em todas as sessões a estar cada dia melhor. Sempre foi um sonho estar nas Olimpíadas e agora vou poder realizar isso no próximo mês. Não tenho palavras para agradecer a todo mundo. Dar o meu melhor na pista, treinar bastante, tanto o físico quanto o psicológico”, comemora Rayssa.
As finais do Mundial de Street seguiram o formato olímpico, com duas voltas de 45 segundos e cinco tentativas de manobra. A pontuação de cada skatista é composta pela somatória das 4 maiores notas.
Na final feminina, o pódio teve disputa acirrada entre as japonesas e as brasileiras. A definição ficou para a quinta tentativa de manobra de Rayssa Leal – última a se apresentar em cada rodada por ter avançado como primeira na semifinal. A skatista somou 13.47 pontos no total, ficando com o terceiro lugar do pódio.
As japonesas Aori Nishimura (14.73) e Momiji Nishiya (14.17) ficaram com a primeira e a segunda colocação, respectivamente.
No masculino, Kelvin Hoefler somou 33.71 pontos, com a quinta colocação. O primeiro lugar do pódio ficou com o japonês Yuto Horigome, seguido pelo norte-americano Nyjah Huston (2º) e pelo também japonês Sora Shirai (3º).
Investimento federal
Dos 12 atletas selecionados, dez são integrantes atualmente do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. Na modalidade Park, 100% são contemplados. Cinco são integrantes da categoria Pódio, a principal do programa, reservada a atletas colocados entre os 20 melhores do mundo, e Pedro Quintas pertence à categoria Internacional.
No Street, Pâmela, Leticia, Kelvin e Felipe Gustavo fazem parte da categoria Pódio. Rayssa só não integra o Bolsa Atleta porque, aos 13 anos, ainda não tem a idade mínima exigida, de 14 anos. Giovanni foi indicado pela Confederação Brasileira de Skate para integrar a próxima lista da Bolsa Pódio.
Fonte: Confederação Brasileira de Skate