A menos de dois meses de Tóquio, Alison Santos quebra novamente o recorde sul-americano dos 400m com barreiras

O paulista Alison Brendom Alves dos Santos (Pinheiros) quebrou novamente nesta sexta-feira (28.05) o recorde sul-americano dos 400m com barreiras durante a disputa da etapa de Doha da Liga Diamante, a segunda de 2021 do principal circuito de competições da World Athletics, no Estádio Internacional Khalifa, no Catar.

O brasileiro terminou a prova com a medalha de prata, com 47s57. Com isso, superou a marca de 47s68, obtida em 9 de maio no Mt. Sac World Challenge, na Califórnia, nos Estados Unidos. Em Doha, o norte-americano Rai Benjamin, nascido em Antigua & Barbuda, foi o campeão, com 47s38. Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, com 47s82, ficou em terceiro lugar.

O tempo de Alison no Qatar seria suficiente para conquistar a medalha de ouro na última edição dos Jogos Olímpicos. Na Rio 2016, o campeão foi o norte-americano Kerron Clement, com 47s73, seguido pelo queniano Boniface Tumuti, com 47s78, e pelo turco Yasmani Copello, 47s92.

O barreirista brasileiro é integrante da categoria Pódio, a principal do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela secretaria especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Tática renovada

Alison, conhecido no atletismo brasileiro como Piu, saiu muito bem, mas foi ultrapassado na penúltima barreira pelo norte-americano, líder do Ranking Mundial da WA, com 47s13. “A gente mudou um pouco a estratégia e ele passou a primeira parte da prova mais rápido”, disse o treinador Felipe de Siqueira. “Vamos ter algumas provas para melhorar o desempenho e ter a oportunidade de enfrentar os principais adversários da Olimpíada na Europa”, completou o treinador.

Um dos grandes nomes do atletismo da América do Sul neste ano, o paulista de São Joaquim da Barra é esperança de bom resultado nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com 20 anos – completa 21 no dia 3 de junho -, o campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima e finalista do Mundial de Doha, ambas competições realizadas em 2019, comemorou o resultado com seus adversários na pista.

Alison iniciou a temporada como líder do Ranking Mundial, com a marca de 48s15, alcançada no Drake Relays, em Des Moines, nos Estados Unidos no dia 14 de abril. Em seguida, integrou a seleção que conquistou a medalha de prata no revezamento 4 x 400m misto no Mundial da Silésia, na Polônia. O desempenho de Alison foi fundamental para a conquista do vice-campeonato pelo Brasil.

Considerado a maior revelação do atletismo brasileiro nos últimos anos, Alison participou do Camping Internacional de Treinamento e Competição em Chula Vista, no condado de San Diego, dentro do Programa de Preparação Olímpica, numa parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.