Daniel Nascimento faz índice olímpico em sua estreia na maratona

O fundista Daniel Ferreira do Nascimento estreou na maratona e, de cara, na primeira prova de sua carreira, obteve o índice olímpico neste domingo (23.05), ao completar os 42,195 km em 2h09min04s no Campeonato Nacional de Maratona “El Bicentenario del Perú”, no Circuito de Praias, entre os distritos de San Miguel e Magdalena. A prova foi organizada pela Federação Desportiva Peruana de Atletismo. Foi a melhor estreia de um sul-americano na distância na história. O segundo colocado foi Ulises Jhamer Martin (2h13min28) e o terceiro John Deivis Tello (2h14min19s).

Daniel bateu em mais de dois minutos o índice exigido pela World Athletics para a qualificação nos Jogos de Tóquio, que é 2h11min30s. A maratona olímpica será disputada em Sapporo, no Japão. O atleta é integrantes da categoria Nacional do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

O treinador Neto Gonçalves disse que havia o planejamento para Daniel correr uma maratona este ano, mas que as provas foram sendo canceladas em função da pandemia da COVID-19. Daniel decidiu ir para o Quênia – ficou 42 dias treinando na cidade Iten, a 2.400m de altitude.

“Ele sempre quis ir para o Quênia, aprender, treinar com eles, com alguns dos melhores fundistas do mundo. Fechou um patrocínio para as passagens e foi para o Quênia. Lá, surgiu a oportunidade de correr essa maratona no Peru, foi e baixou em dois minutos o índice”, disse Neto.

A marca de Daniel é a quinta melhor da história na América do Sul, atrás de outros quatro brasileiros: Ronaldo da Costa (2h06min05s), em Berlim; Marilson Gomes dos Santos (2h06min34s), em Londres; Vanderlei Cordeiro de Lima (2h08min31s), em Tóquio; e Luiz Antônio dos Santos (2h08min55s), em Roterdã. O resultado é também o melhor da história alcançado em competição na América do Sul.

Daniel, que nasceu em Paraguaçu Paulista, treina em Bauru e na cidade de Fernão, onde mora sua mãe. Está com Neto Gonçalves desde maio de 2019. Entre os resultados mais recentes de Daniel estão o de brasileiro melhor colocado na São Silvestre 2019, com o 11º lugar.

Em 2020, o atleta foi campeão da 14ª Meia Maratona de São Paulo, o que garantiu a ele vaga no Mundial de Meia Maratona, na Polônia, no qual ficou na 93ª colocação. Daniel também representou o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, no Canadá, onde conquistou o 8º lugar, depois de conquistar o título brasileiro em Serra (ES).

Com a qualificação de Daniel, o Brasil passa a ter três atletas classificados para os Jogos Olímpicos na maratona. Já têm índices Paulo Roberto de Almeida Paula (2h10min08s) e Daniel Chaves da Silva (2h11min10s). O prazo para obtenção de tempos termina em 31 de maio.

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.