Foi realizado pela Fiscalização pela Vida 143 vistorias entre sexta-feira, 14, e domingo, 16. As ações visam verificar o cumprimento da legislação e das normas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.
Durante este período, 16 autos de infração foram emitidos pelos fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), sendo cinco direcionados para restaurantes que, de forma irregular, realizavam serviço de self-service. No dia 14, sexta-feira, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou 17 vistorias.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, uma quadra esportiva no bairro Santo Antônio foi interditada durante ação conjunta entre os fiscais da Sesmaur, a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). No local, foi constatada a prática de atividade esportiva coletiva.
Estão sujeitos à autuação e interdição os estabelecimentos que não cumprem as normas, sendo prevista interdição de sete dias na primeira recorrência; de 15 dias na segunda; e, na terceira vez, a interdição será até o fim do estado de calamidade pública. Além dos 16 autos de infração e do auto de interdição, foram emitidos três termos de intimação e 11 autos de notificação.
O mapeamento de festas clandestinas segue realizado pela equipe da Fiscalização pela Vida por meio de denúncias. O monitoramento e a identificação dos endereços acontecem através de operação conjunta.