Alterações no programa Juiz de Fora pela Vida são divulgadas pela PJF

Foi divulgado nesta terça-feira, 11, pela  Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) alterações no programa “Juiz de Fora pela Vida”, com a liberação de eventos de pequeno porte, seguindo rígidos protocolos de segurança, na Faixa Vermelha do programa. Também está permitido o funcionamento de restaurantes e lanchonetes no interior de clubes, nas mesmas condições e dias permitidos aos setores.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, na Faixa Vermelha, a prática de atividades físicas como tênis e peteca são permitidas, com uma pessoa por lado na quadra. As outras atividades como vôlei e futevôlei também podem ser realizadas na modalidade de treinamento, desde que respeitado o protocolo com um pessoa por lado da quadra.

“A nota técnica é um avanço no que diz respeito à retomada consciente do setor de turismo, eventos, lazer e entretenimento, resultado de uma construção coletiva, que envolve várias secretarias da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, em conjunto com associações representativas da classe”, destaca o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo.

“Como é característica dessa administração, as mudanças foram pautadas na preservação da vida e na observação criteriosa de protocolos de biossegurança e índices epidemiológicos. A partir da nota técnica, a Setur se reúne amanhã, 12 de maio, com as equipes organizadoras dos eventos-teste (ocorridos em março), para continuar o processo de capacitação para a retomada das atividades”.

Juiz de Fora permanece na Faixa Vermelha do “Juiz de Fora pela Vida”

Juiz de Fora permanece na Faixa Vermelha do programa municipal de enfrentamento à Covid-19, Juiz de Fora pela Vida. Em nota de esclarecimento, também divulgada nesta terça-feira, 11, o coordenador do Fórum Juiz de Fora em Defesa da Vida, Ignacio Delgado, explica que o Programa municipal “vale-se da métrica sugerida pelo Conasens (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e faz a apuração da semana epidemiológica na semana exatamente anterior a de eventuais mudanças nas faixas do programa, ao contrário do programa estadual (Minas Consciente), que efetua a mudança com uma semana após a apuração dos dados que instruem a mudança de faixas. Por isso, conquanto haja similaridade nas métricas, os prazos de definição das condições epidemiológicas no programa municipal tornam-no mais atualizado e sensível à situação real do município.”

“Nesta semana [10 a 17 de maio], permanecemos na Faixa Vermelha, com viés de melhora nas condições epidemiológicas. Outra característica do programa é a oportunidade que dá de diálogo permanente com os diversos setores, com o que, após avaliação da área de saúde e consulta ao Comitê Científico, é possível fazer mudanças pontuais em seus dispositivos gerais e/ou arranjos definidos nas faixas.”, finaliza a nota.

Veja as condições de realização de eventos:

Faixa vermelha: Capacidade máxima de 40 pessoas, incluindo staff. 1 pessoa por 4m². 30% da capacidade do espaço.
Faixa laranja: Capacidade máxima de 80 pessoas, incluindo staff. 1 pessoa por 4m². 50% da capacidade do espaço.
Faixa amarela: Capacidade máxima de 160 pessoas, incluindo staff. 1 pessoa por 4m². 60% da capacidade do espaço.

Os eventos precisam ser autorizados pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) em todas as faixas. Os protocolos de biossegurança estão disponíveis na Nota Técnica 6 do Juiz de Fora pela Vida, publicada nesta terça-feira, no site do programa.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.