SO pede que população não jogue lixo nas ruas devido ao excesso de entulho nas bocas de lobo

O serviço realizado pela Equipes da Secretaria de Obras (SO)  é de suma importância para evitar que haja mais alagamentos e enchentes na época das chuvas, pois são eles que constantemente fazem a limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais espalhados por todas as regiões da cidade.  Entretanto, para que os resultados destas intervenções sejam duradouros é necessário que as pessoas colaborem não jogando lixo e entulho nas ruas, córregos e bocas de lobo.

Segundo informações retiradas do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o serviço de limpeza manutenção das bocas de lobo e do sistema de redes pluviais como um todo é uma demanda frequente dos juiz-foranos, mas a falta de conscientização de uma parcela da população – que ainda joga muito lixo nas bocas de lobo, nas ruas e córregos – acaba por causar boa parte dos problemas. Onde deveria haver espaço para escoamento das águas das chuvas, são encontradas toneladas de lixo. Esses rejeitos nas redes de captação de águas pluviais comprometem o sistema, levando a uma sobrecarga no trabalho de limpeza dos equipamentos e ao aumento do risco de problemas quando chove.

Devido ao seus 16 anos de experiência no setor e hoje trabalhando como encarregado responsável por uma equipe de manutenção de redes pluviais, Ronaldo Santos “Pastor” relata que diariamente é encontrado todo tipo de resíduos nas redes. “Encontramos muito material doméstico, como garrafas pet, sacolas de lixo, papel, embalagem de produtos, e até coisas inusitadas, como pedaços de móveis, de eletrodomésticos e fraldas. Hoje mesmo encontramos um colchão dentro de uma boca de lobo no bairro Santa Rita”.

Ronaldo relata, ainda, que outro problema são as tampas de bocas de lobo quebradas por conta de motoristas que estacionam nas calçadas e as grades de bocas de lobo e bueiros que são furtadas, fazendo com que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) tenha que fazer a reposição. Além disso, coisas jogadas nos córregos acabam afetando drasticamente as redes. “Nos córregos e nas redes próximas a eles, infelizmente, é comum encontrarmos móveis velhos, eletrodomésticos estragados e entulhos de toda natureza que algumas pessoas jogam nos córregos e acabam entupindo galerias pluviais e manilhas, prejudicando o sistema. As pessoas precisam entender que os córregos e as ruas não são depósito de lixo ou vamos seguir tendo problemas sérios de drenagem na nossa cidade”, frisa o encarregado.

É essencial, esta parceria da população com o setor público, para que os serviços de manutenção de redes sejam eficientes. A população deve jogar o lixo e descartar entulhos nos locais apropriados, caso contrário o sistema de coleta de águas pluviais não será capaz de comportar as águas das chuvas mesmo com o constante trabalho de manutenção feito pela Prefeitura. Além de não jogarmos lixo nas ruas e córregos, devemos estimular que nossos familiares, amigos e vizinhos também não cometam este erro, para que tenhamos uma cidade melhor para todos nós.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.