Nesta última terça-feira, 20, a prefeita Margarida Salomão esteve reunida no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; como secretário de Estado de Governo, Igor Eto; e outros dez prefeitos e prefeitas de cidades com mais de 100 mil habitantes do estado. No encontro, foram apresentadas as dificuldades e demandas dos municípios no enfrentamento à pandemia.
“Tivemos a oportunidade de apresentar o quadro dos municípios para o Governador e solicitamos dele algumas coisas. Por exemplo, que houvesse uma afinação melhor, no que diz respeito à comunicação e distribuição das vacinas, já que há uma dificuldade para as gestões municipais em explicar uma série de fatores que são decorrência de ações do Estado”, declarou a chefe do Executivo Municipal.
Segundo o site da Prefeitura de Juiz de Fora, além da questão das vacinas, Margarida destacou também a solicitação, por parte dos prefeitos e prefeitas, do pagamento de débitos passados do Estado com relação à saúde. “Nesse momento os municípios vêm gastando muito. Nós, em Juiz de Fora, já aumentamos em 68% o número de leitos de UTI que estão disponibilizados para a população. Mais gastos requerem mais recursos. Solicitamos, também, um fundo de apoio aos municípios, tendo em vista o novo recurso que o Estado obteve com o acordo chamado Acorda Vale”.
O governador Romeu Zema solicitou uma semana para poder avaliar as demandas apresentadas na reunião ao final do encontro.