O turismo de Juiz de Fora planeja retomar pós-pandemia com criação de Fórum Permanente

Juiz de Fora passa a contar com o “Fórum Permanente para a Retomada do Turismo” para preparar a cidade para a recuperação do setor em condições seguras, no período pós-pandemia. Sendo uma iniciativa da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (Setur/PJF), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Circuito Turístico Caminho Novo (CTCN), em parceria do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (DPTur/UFJF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Social do Comércio (Sesc), o forúm tem o intuito de retomar o setor de turismo na cidade.

A proposta é que esta retomada do setor de turismo em Juiz de Fora aconteça de forma integrada entre instituições, órgãos, setores público e privado. “É esperado que, ao menos nos primeiros meses que se seguirem ao final da pandemia, as pessoas mantenham algum receio de realizar viagens por transporte coletivo, hospedar-se em estabelecimentos comerciais como hotéis, pousadas, hostels. Espera-se que fluxos intrarregionais de turistas cresça mais rapidamente em relação a viagens de longa distância e que possivelmente as regiões que foram mais bem-sucedidas no controle da pandemia convertam esse fato em uma espécie de selo que verifica a qualidade. Certamente, o turista buscará cidades “seguras” para suas viagens”, explica o secretário municipal de turismo, Marcelo do Carmo, de acordo com informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora. Segundo o secretário, o objetivo do Fórum é discutir ações que façam da cidade um destino reconhecidamente seguro para os turistas, possibilitando o oferecimento de produtos turísticos bem formatados, por meio de roteiros que ofereçam melhores experiências ao turista.

Ações

O Fórum propõe iniciativas em três frentes para que esta retomada ocorra: capacitação e empreendedorismo; certificação; e roteirização. A primeira, a curto prazo, oferecerá capacitação para empreendedores e colaboradores do Turismo, em parceria com o Sebrae e Senac.

Para a segunda, está prevista a determinação dos protocolos de biossegurança a serem adotados pelo setor, em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) para submissão ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – sigla em inglês), e adoção do selo internacional de cidade segura para o visitante, além da realização de campanha de sensibilização interna sobre as medidas de biossegurança. Serão propostos roteiros de até três dias para os visitantes e realizada campanha regional para divulgação dos atrativos e roteiros definidos, para a  roteirização.

Decreto cria coordenação do fórum

No decreto firmado pela Prefeita Margarida Salomão, a Prefeitura gerará um Grupo de Trabalho para coordenação do Fórum Permanente de Retomada do Turismo, com a participação de 10 representantes.

No  próximo dia 22 de abril, acontecerá o lançamento do fórum com um evento on-line para apresentação de propostas, objetivos e metodologia e criação dos grupos temáticos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.