Campeã olímpica em Pequim 2008 no vôlei, Fofão é a mais nova embaixadora dos JEB’s 2021

Uma das principais levantadoras da história da Seleção Brasileira de vôlei feminino e com uma carreira consagrada mundialmente, a paulistana Hélia Souza, mais conhecida como Fofão, é a mais nova embaixadora dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021.

Campeã olímpica nos Jogos de Pequim 2008, medalha de bronze nas edições de Atlanta 1996 e Sydney 2000, prata nos mundiais de 1994 e 2006, seis vezes campeã do Grand Prix, entre diversos outros títulos, Fofão afirmou estar ansiosa pela chance de interagir com os 6,2 mil estudantes de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros que vão participar da competição.

“Eu gostaria de agradecer à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania pelo convite que me foi feito para ser embaixadora dos JEB’s 2021. Estou muito feliz, emocionada e espero poder interagir com esses estudantes e futuros atletas campeões”, declarou.

Fofão é a 19ª estrela do esporte brasileiro a integrar o time de embaixadores dos JEB’s 2021, que conta agora com seis mulheres. Ela junta-se a Helen Luz (campeã mundial e medalhista olímpica no basquete), Maurren Maggi (única brasileira campeã olímpica no atletismo), Jacqueline Silva (campeã olímpica no vôlei de praia), Mayra Aguiar (bicampeã mundial no judô e duas vezes medalhista olímpica) e Flávia Saraiva (destaque da seleção de ginástica artística) no time feminino das embaixadoras.

Ao lado delas estão os craques do futebol Thiago Silva, Emerson Sheik e Zico, além da estrela do futsal Falcão. Completam o grupo Nenê Hilário (17 anos pela NBA), Sandro Dias, o Mineirinho (multicampeão no skate), Daniel Dias (14 ouros em Jogos Paralímpicos na natação), Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística), Serginho e Giba (campeões olímpicos no vôlei), André Domingos (medalhista olímpico no atletismo), José Aldo (bicampeão do UFC) e Renzo Gracie (mestre em jiu-jitsu).

“A Fofão foi uma das maiores levantadoras do vôlei de todos os tempos e construiu uma carreira extremamente vitoriosa. Ela é exemplo de garra, de luta e de determinação e representa muitos valores que queremos que nossas crianças aprendam por meio do esporte. Estou muito feliz por ela ter aceito o convite”, afirmou o secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães.

“Quem conhece a lista dos embaixadores dos JEB’s 2021 percebe que conseguimos montar um time de estrelas de diversas modalidades. Todos nesse grupo fazem parte da história do esporte brasileiro e serviram de inspiração para milhares de jovens. Tê-los como apoiadores dos JEB’s só reforça o peso que essa competição tem em sua retomada, após um hiato de 17 anos sem ser realizada. Quando todos estiverem reunidos no Rio, nossas crianças e jovens ouvirão histórias incríveis e vão levar esses exemplos para o resto de suas vidas”, completou.

Os JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 vão reunir mais de 6,2 mil atletas das 27 unidades da Federação no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. A competição terá disputas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento contará com as seguintes modalidades demonstrativas: skate, escalada, dança, curling e polo aquático.

Todas as 27 unidades da Federação já confirmaram presença nos JEB’s e a estimativa é de que 16 dos esportes do programa oficial tenham como palco o Parque Olímpico da Barra. O atletismo será em outro local porque não há pista oficial no Parque Olímpico. As alternativas são as instalações militares reformadas para os Jogos Rio 2016.

Do total de 17 modalidades oficiais, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).


Fonte: Ministério da Cidadania




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.