Seleção masculina de basquete 3 x 3 é convocada para o Pré-Olímpico da Áustria

A Seleção Brasileira masculina de basquete 3×3 está convocada para a 1ª fase de treinamentos visando o Pré-Olímpico de Graz, na Áustria, em busca de uma vaga em Tóquio 2020. Foram convocados oito atletas pelo técnico Douglas Lorite. Os treinos serão de 9 a 18 de abril, no Rio de Janeiro, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. A apresentação está marcada para sexta-feira, 9.04.

“Desde meados de 2020, um grupo maior de atletas da Seleção 3×3 manteve a forma em parceria com uma academia e com uma empresa fornecedora de máscaras esportivas. Antes do adiamento dos Jogos de Tóquio, também houve uma primeira etapa de treinamento, que de qualquer forma, nos auxiliou para que os jogadores se conhecessem melhor. Agora, com a confirmação do Pré-Olímpico, vamos trabalhar com todos os recursos possíveis em busca de uma vaga”, diz Francisco Oliveira, Gerente de Desenvolvimento do 3×3 na Confederação Brasileira de Basquete e Chefe da Equipe.

A lista conta com Jefferson Socas, William Weihermann, Leandro de Souza Lima, André Tadeu de Oliveira Ferros, Jonatas Julio de Mello, Luiz Felipe de Paulo Silva, André Stefanelli e Murilo Becker, todos em busca de quatro vagas para o Pré-Olímpico, que será disputado entre 26 a 30 de maio, em Graz, na Áustria. Lá, três países se qualificarão para os Jogos Olímpicos.

Ao fim da primeira fase de treinos, no dia 18 de abril, o técnico Douglas Lorite fará dois cortes e definirá o time que jogará a competição. A segunda fase de treinamentos, de 10 a 22 de maio, terá então seis atletas em treinamento. Quatro vão viajar para o Pré-Olímpico na Áustria e os outros dois ficam como reservas imediatos na lista enviada para a Federação Internacional de Basquete (FIBA) e podem ser acionados.

O Brasil joga a primeira fase no mesmo grupo que Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca. Outros três grupos contam com cinco países cada. Os dois melhores de cada chave avançam para o mata-mata e os três times que forem ao pódio terão a vaga em Tóquio 2020.

Protocolo rígido

A Seleção terá um protocolo rígido contra a COVID-19. Serão feitos testes de PCR na chegada dos atletas e casos positivos serão isolados. A temperatura e oximetria será controlada diariamente, e testes rápidos serão feitos a cada dia antes dos treinos.

No deslocamento de suas cidades até a EsEFEx, seja via terrestre ou aérea, os atletas foram orientados sobre práticas contra a COVID-19 e serão recepcionados por integrantes da comissão técnica, que os levarão até a Escola de Educação Física do Exército.

Fonte: Confederação Brasileira de Basquete




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.