A Guarda Municipal (GM), órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), está atuando junto às feiras livres realizadas no município pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Além da feira noturna realizada na Praça Antônio Carlos, às quartas-feiras, que já contava com a participação da GM, a corporação passa a apoiar as feiras realizadas nos bairros durante toda a semana.
O trabalho consiste em levar o patrulhamento preventivo comunitário para o esses locais, promovendo um ambiente de tranquilidade para feirantes e consumidores. A equipe de motoapoio é a responsável pelo empenho nos bairros Mariano Procópio, São Mateus, Manoel Honório e Alto dos Passos. As feiras de Benfica e de Santa Luzia são cobertas pela equipe de rondas motorizadas preventivas.
Mais do que presença, os integrantes da Guarda estabelecem contato com os coordenadores das feiras, colocando-se à disposição para os casos de necessidade. Eles também interagem com os comerciantes e com a comunidade atendida para a consolidação de uma atuação preventiva e comunitária.
De acordo com o supervisor do grupamento de moto, GM Carlos Alberto Ferreira Souza, a população recebeu muito bem a atuação da Guarda. “As pessoas vêm até nós, demonstram sua satisfação em nos ver ali, ficam mais tranquilas, agradecem e até brincam com a gente”, afirma.
A titular da Seapa, Fabiola Paulino da Silva, reafirma o objetivo da ação. “Para que o produtor e o feirante possam oferecer seus serviços da melhor maneira à população a gente pede o apoio da Guarda. Nós já tivemos relatos dos feirantes e da população que se sentem mais seguros e acolhidos com a presença das equipes”, atesta.
A Guarda Municipal é uma instituição de segurança pública, cuja formação se deu dentro da nova filosofia de abordagem cidadã, baseada em ações preventivas e no estabelecimento de relacionamento comunitário. Para o comandante da Guarda Municipal, Leandro Lisboa, a atuação corrobora com o propósito comunitário da instituição. “Essa é a perspectiva de trabalho da Guarda Municipal. A feira é um espaço de vivência, onde se conhece o feirante pelo nome, um lugar de relações próximas e proporciona ao nosso agente a criação de vínculos com a comunidade atendida”.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Tadeu David, o perfil da Guarda Municipal está em total conformidade com as premissas de uma Guarda Comunitária, uma vez que busca construir parceria com a população para a melhoria das condições de segurança. “A inserção de equipes junto às feiras livres é um ganho muito significativo, porque aproxima o profissional e a comunidade, estabelece relações, além, naturalmente, de prover a segurança, que é própria da sua função. Unir as faces comunitária e da segurança é muito importante. Traz mais confiança à percepção de segurança do cidadão.”
A programação do motoapoio inclui ainda a ronda aos serviços de saúde (Ronda SUS) e a atuação com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) em ações conjuntas e apoio à população em situação de rua no município.
Fonte: Assessoria