Como previsto no Decreto Nº 14.334 publicado no último sábado (20) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Parque da Lajinha será reaberto para visitação do público a partir desta sexta-feira (26). O documento prevê a reabertura de espaços físicos, incluídos na ‘Faixa Laranja’ do Plano “Juiz de Fora Vida”.
Apesar de estar autorizada a circulação de pessoas, a visitação segue restrita em jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas, conforme os protocolos de biossegurança estabelecidos pelo município para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O horário de funcionamento será das 8h às 14h, de terça-feira a domingo, e estará permitida a permanência de 200 pessoas dentro do parque. Após a conclusão das obras de instalação do novo calçamento, o estacionamento terá 35 vagas disponíveis. Permanecem suspensos ensaios fotográficos, realização de eventos e piqueniques. Os parques infantis e os aparelhos de ginástica continuarão fechados.
Na entrada do parque, cada visitante terá a aferição de temperatura e deve-se manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas, respeitando as sinalizações de distanciamento no chão. O uso dos bebedouros será permitido somente com garrafas ou copos, sendo proibido o uso do jato diretamente na boca. Também será obrigatório o uso de máscaras durante toda a visitação.
O serviço de pedalinho, inaugurado durante o isolamento social imposto pela pandemia, será mantido, com cuidados rigorosos. Serão distribuídas senhas para evitar filas e os visitantes serão chamados por megafone. A utilização do álcool nas mãos e na higienização dos pedalinhos e coletes (com álcool 70%) serão feitas a cada utilização.
Segundo a gerente do departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren), Kelli Antunes, “a inclusão da reabertura do Parque na faixa laranja foi uma atitude tomada pensando na importância das áreas de lazer e entretenimento ao ar livre neste momento para qualidade de vida do cidadão juiz-forano. No entanto, precisamos e solicitamos a ajuda de cada frequentador do Parque no cumprimento das regras para a visitação, para que possamos continuar de portas abertas, atendendo a população”.