Covid-19: Estudo elaborado pela UFJF aponta que o Brasil precisa vacinar 2 milhões de pessoas por dia para controlar pandemia

Uma pesquisa, na qual simula diferentes cenários sobre a eficiência da vacina contra a Covid-19, elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC-UFJF), indica que o Brasil tem que vacinar 2 milhões de pessoas por dia, para controlar a pandemia dentro do período de um ano. A nota foi feita em parceria com o departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Os dados do Ministério da Saúde apontam que se a taxa atual de imunização por dia for mantida, 70% da população brasileira estará vacinada dentro de dois anos. 

Segundo o pesquisador e um dos autores da pesquisa, Rodrigo Weber, o modelo computacional é o mesmo utilizado na elaboração das notas técnicas, desta vez conta com o parâmetro da taxa de vacinação ou imunização (velocidade com que as pessoas são imunizadas pela vacina), a eficiência da vacina (probabilidade de uma vez vacinado estar imunizado) e o tempo entre a vacina e a imunização.

Conforme as simulações feitas, mesmo com a taxa de vacinação de 100 mil pessoas por dia, a pandemia não seria totalmente controlada após 365 dias. Independente da taxa de eficácia da imunização, o total de casos ativos permaneceria alto com 85.135.

Por outro lado, se 2 milhões de pessoas forem vacinadas, os casos ativos iriam variar, de cerca de 8 mil – com uma vacina 50% eficaz – a 201 – para uma vacina com 90% de eficácia. De acordo com os resultados obtidos, se a aplicação das doses continuar no ritmo atual, a pandemia estará controlada após um ano, independentemente da eficácia.

As simulações indicam também que se for mantida a taxa de imunização entre um a dois milhões por dia, aproximadamente 200 mil brasileiros seriam salvos dentro de 365 dias. De acordo com Weber, esse cenário respeita a capacidade de produção de vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de estar dentro da capacidade de aplicação das vacinas pelo SUS. “Para salvar essas vidas temos que conseguir atingir a meta de vacinação de cerca de 100 milhões de brasileiros até o final do mês de maio, início de junho. Quanto mais postergarmos essa data, mais vidas serão perdidas e menor será o impacto da vacina no número de óbitos ao longo do ano”, afirma.

Efeitos da vacinação

Os resultados obtidos na análise indicam que os efeitos da vacinação são notados após cerca de 80 dias. Com a vacinação de 100 mil pessoas por dia e uma vacina 50% eficaz, índice semelhante ao adotado hoje no Brasil, o modelo prevê 43.686 mortes a menos que o cenário sem vacinação. 

Se houver um intenso esquema de vacinação, poderá controlar a pandemia do Coronavírus em solo brasileiro dentro do período de um ano e consequentemente, salvar milhares de vidas. O gráfico acima indica que se dois milhões de pessoas fossem imunizadas por dia, o Brasil teria 191.110 óbitos a menos com uma vacina 50% eficaz, e 226.473 com uma vacina 90% eficaz.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.