Seiko Hashimoto é eleita nova chefe do Comitê Tóquio 2020

Participante de sete Olimpíadas, a ex-atleta Seiko Hashimoto, foi eleita a nova chefe do Comitê Tóquio 2020. Ela vai assumir o posto deixado pelo ex-primeiro ministro Yoshiro Mori, 83 anos, que renunciou na última sexta-feira (12) após desferir comentários de cunho machista e sexista. 

Hashimoto disputava a vaga contra o responsável pela Vila Olímpica, Saburo Kawabuchi, de 84 anos, para assumir o cargo, porém o mesmo recusou o convite, por conta da consternação pública com o fato de o possível sucessor ser mais um idoso.

Ela anunciou sua escolha logo após apresentar o pedido de demissão como ministra de gabinete, ao premiê Yoshihide Suga: “Eu, Seiko Hashimoto, fui selecionada como chefe do comitê organizador da Olimpíada e da Paralimpíada de Tóquio”, disse ela em uma reunião na qual foi escolhida como a nova chefe. “Como estou assumindo uma responsabilidade tão séria… sinto que preciso me preparar”. 

Diante disso, a ex-atleta olímpica terá uma tarefa árdua que é se encarregar da organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em meio à pandemia da Covid-19. O evento está programado para começar no dia 23 de julho. 

Após o anúncio oficial, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, parabeniza Hashimoto pela promoção e diz que foi a melhor escolha: 

“Meus sinceros parabéns vão para meu colega olímpico Hashimoto Seiko por sua nomeação como Presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020. Com sua grande experiência olímpica, tendo conquistado uma medalha, participado de sete edições dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Olímpicos de Inverno, e tendo levado a delegação do Japão aos Jogos Olímpicos várias vezes, ela é a escolha perfeita para esta posição. Ela garantirá que o foco nos meses finais de preparação permaneça na experiência dos atletas enquanto planeja todas as contramedidas COVID-19 necessárias. Seiko Hashimoto pode se basear em sua rica experiência política como ministra e muitas outras funções políticas. Isso ajudará a entregar jogos olímpicos e paraolímpicos seguros e bem-sucedidos tóquio 2020 em parceria entre o Comitê Organizador, o Governo do Japão, o Governo Metropolitano de Tóquio e o COI. Com a nomeação de uma mulher como presidente, o Comitê Organizador de Tóquio 2020 também está enviando um sinal muito importante no que diz respeito à igualdade de gênero, que é um dos temas que abordamos na Agenda Olímpica 2020, o programa de reforma do COI e do Movimento Olímpico. Estamos prontos para apoiar a OCOG e outras organizações em seus objetivos desejados dentro de suas esferas de responsabilidade.”

John Coates, presidente da Comissão de Coordenação do COI Tóquio 2020, disse: “Temos trabalhado juntos desde que Hashimoto Seiko foi nomeado ministro dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Estou ansioso para estender ainda mais nossa colaboração. O Comitê Organizador se beneficiará de sua experiência olímpica e política.”

Participação como atleta olímpica

Seiko Hashimoto tem sete participações em Olimpíadas, sendo em quatro como patinadora de velocidade e outras três nos Jogos de Verão como ciclista. Sua primeira edição como atleta olímpica foi nos Jogos de Inverno em Sarajevo em 1984 e a última foi em Atlanta 1996.

Foi medalhista de bronze na prova de 1.500m na patinação de velocidade nos Jogos de Albertville, em 1992. Como ciclista, obteve seu melhor resultado um oitavo lugar nos Jogos de Seul em 1988.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.