Presidente da Câmara participa de encontro com o Sindicomércio sobre fim do recesso de Carnaval

Na manhã de segunda-feira, 1º de fevereiro, o presidente da Câmara de Municipal de Juiz de Fora, o vereador Juraci Scheffer (PT), esteve no Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio) para uma reunião a fim de discutir a decisão da PJF de revogar os pontos facultativos do Carnaval. Participaram do encontro o presidente do Sindicomércio, Silas Batista da Silva; o vice-presidente, Wagner França; o primeiro-tesoureiro, Moysés da Silva Honorato; a gerente administrativa, Célia Regina Rocha; e o chefe do departamento jurídico da instituição, João Fernando Lourenço. 

Durante a conversa, os representantes do sindicato pontuaram que o Executivo falhou em não dialogar com os trabalhadores e apenas conversar com a classe patronal. O presidente do Sindicomércio, Silas Batista da Silva, afirmou que o feriado de Carnaval é uma compensação do Dia do Comerciário, celebrado anteriormente na quarta segunda-feira de agosto e alterado para a terça-feira de Carnaval por meio de Acordo Coletivo. “Além da nossa convenção, nós também temos uma condição especial de trabalho acordado entre trabalhadores, patrões e sindicatos. Então nós queremos ser ouvidos, queremos fazer parte da discussão e também da solução desta situação”, finalizou. 

Para o chefe do departamento jurídico da instituição, João Fernando Lourenço, em seus 117 anos de história, o Sindicomércio sempre esteve presente ao lado do trabalhador dialogando com todas as partes, o que não aconteceu dessa vez. “A Prefeitura convidou apenas a classe patronal para o diálogo. É preciso chamar todos os trabalhadores para conversar. O que não pode é o Executivo não ter conhecimento da situação e não negociar entre todas as partes”, afirmou. 

Diálogo com a PJF

O presidente do Legislativo, Juraci Scheffer, se mostrou sensível à questão do Sindicomércio e se comprometeu a dialogar com o Executivo em busca de uma solução. “Muitas pessoas já se planejaram e, principalmente, já se organizaram para aproveitar a data para descansar. É essencial ouvir o Sindicomércio, uma instituição séria e que sempre respeitou o que foi acordado entre sindicato e patrão”, afirmou. O presidente também reiterou que é preciso ter sensibilidade para escutar. “Quando ouvimos, a chance de erro é muito menor”, finalizou. 

Scheffer encerrou a reunião comprometendo-se a levar a discussão ao Plenário da Câmara e aos vereadores da Casa durante a primeira Reunião Ordinária de fevereiro. 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.