Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), apresentou o Plano de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19. Estiveram presentes a Secretária de Saúde, Ana Pimentel, a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann e a Subsecretária de Urgência e Emergência, Renata Prado.
A divulgação do plano se dá após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas de Oxford e da Coronavac. Na visão dos profissionais de saúde, a interrupção da propagação da doença será possível se 70% da população mundial estiver imunizada.
Durante a coletiva, Ana Pimentel anunciou que a vacinação em Juiz de Fora terá início no dia seguinte à chegada das vacinas na cidade. A execução da vacinação vai acontecer de acordo com o recebimento das remessas de imunizantes e da disponibilização do número de doses pelo Ministério da Saúde.
Segundo informações do Governo de Minas Gerais, aproximadamente 560 mil doses devem ser distribuídas pelo estado e a expectativa é de que Juiz de Fora receba 15 mil unidades. O imunizante precisará ser aplicado em duas doses. Dessa forma, a ação vai atender a 7.500 pessoas, em um intervalo entre 10 e 15 dias, como explica Ana Pimentel:
“As duas doses devem ser aplicadas no intervalo de duas a quatro semanas. Caso concretize o número, cerca de 7.500 pessoas devem receber no primeiro momento, no entanto, dependemos da continuidade de distribuição”
A Secretaria de Saúde explica que ficará responsável por coordenar as ações de vacinação, gerenciar o estoque das unidades e outros insumos, incluindo o armazenamento e transporte até o local de uso, assim como de gerir o sistema de informação e a transferência de dados para o Governo Estadual e Federal, conforme determinado pelo PNI aos municípios.
Etapas da vacinação
O Plano de Operacionalização será dividido em três etapas: pré-campanha, campanha e pós-campanha. A organização se dará em torno de cinco eixos; imunização, farmacovigilância, sistemas de informação, comunicação social e segurança pública.
A Subsecretária em Vigilância e Saúde, Cecília Kosmann, detalhou como os grupos prioritários serão divididos: “A aplicação dos imunizantes acontece em três fases com grupos prioritários em cada uma delas. A primeira fase contempla três grupos prioritários: o primeiro tem como foco a imunização dos trabalhadores da saúde da área assistencial que estão na linha de frente; trabalhadores em instituições de longa permanência; profissionais de residências terapêuticas. O segundo grupo abrange pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 18 anos ou mais com deficiência, em residências inclusivas; e idosos com 75 anos ou mais; e o terceiro grupo os demais trabalhadores da saúde”.
A PJF informa também que na segunda fase, os idosos entre 60 e 74 anos terão prioridade para receber as doses, enquanto que na terceira, serão as pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão sistêmica grave e doença renal, entre outras. O público prioritário estimado em todos esses grupos no município é de 135.223.
A princípio não haverá vacinação nas UBSs, e outras unidades de imunização. Haverá uma equipe de vacinadores que irão se deslocar aos hospitais, para aplicar as doses em profissionais da saúde.
Para a Subsecretária de Urgência e Emergência, Renata Prado, “a vacinação dos profissionais de saúde que atuam em locais com alta exposição à carga viral é fundamental para permitir que o sistema funcione sem interrupções”.
Estruturas a serem usadas na vacinação
Segundo a PJF, o município conta com estrutura projetada para a imunização. Estarão disponíveis uma rede de frio, para manutenção das vacinas com as características iniciais, 56 salas de vacinas serão utilizadas, 54 delas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma no Departamento de Saúde do Idoso e um posto drive-thru localizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).A princípio, não haverá vacinação no PAM-Marechal.
Além disso, 358 enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária e Vigilância à saúde foram destacados para atuar na campanha. As salas de vacinação deverão permanecer abertas de 8h às 18h.