Margarida Salomão avalia os 15 primeiros dias de gestão e anuncia possibilidade de vacinas na próxima semana

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 15, a prefeita Margarida Salomão divulgou um balanço dos primeiros dias de gestão. Na ocasião, a Chefe do Executivo estava acompanhada pela secretária de Saúde, Ana Pimentel, e pela secretária de Gabinete, Cidinha Louzada. Além da avaliação desta primeira quinzena, a prefeita anunciou a assinatura do Decreto 14.269/2021, o qual classifica Juiz de Fora na Onda Vermelha do Programa “Minas Consciente” do Governo do Estado de Minas Gerais.

A prefeita agradeceu à Câmara de Vereadores de Juiz de Fora pela aprovação por unanimidade na alteração de cargos e secretarias, o que demonstra a confiança na atual gestão e o compromisso que se reforça por parte do Executivo. “Quero, publicamente, em nome do governo municipal, agradecer à Câmara e reforçar a responsabilidade de estar à altura de uma confiança tão expressiva”.

Em seguida, Margarida apresentou dados referentes ao trabalho conjunto entre Defesa Civil, Cesama, Secretaria de Obras e Demlurb para regularizar os estragos provocados pelas chuvas desta última semana. Destacou o trabalho da Operação Boniteza, que está atuando em diversos bairros da cidade, levando capinas, podas, limpezas em bocas de lobo e recuperação asfáltica. “Só em roçada e capina, fizemos em torno de 9 mil metros quadrados”.

A prefeita destacou o esforço despendido pela Administração Municipal no combate à fome e citou o Kit Alimentação, oferecido para alunos da rede municipal, cujo cadastro segue até este domingo, 17, e a entrega está prevista para o dia 25 deste mês. O Kit inclui, frutas, legumes e bens estocáveis.

Margarida destacou também o trabalho desenvolvido pela Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos, que tem avançado na conversa entre moradores do bairro Poço Rico e MRS Logística, na situação que envolve a obstrução da passagem de nível do trem, na esquina das ruas Pinto de Moura e da Bahia.

Combate à pandemia

A chefe do Executivo reforçou a necessidade da instauração do Pacto em Defesa da Vida, no enfrentamento à Covid-19, com mais de 80 entidades participando. “Formamos o Fórum em Defesa da Vida, a fim de contarmos com a fiscalização e educação da sociedade por parte de diversos setores. Os meios de comunicação foram também convidados a participar, a fim de realizar um esforço educativo para que as pessoas mantenham as precauções devidas”.

A secretária de Saúde Ana Pimentel anunciou a abertura de mais sete leitos de UTI-Covid, na cidade, que já começam a ser usados neste sábado, dia 16, uma conquista nestes 15 dias de gestão. Ana avaliou como crítico o atual momento, o que fez com que a PJF lançasse mão de leitos da região. A gestora da pasta também anunciou mais seis leitos para o Hospital Ana Nery que dependem de respiradores que serão enviados a Juiz de Fora pelo Governo de Minas.

Minas Consciente

A prefeita anunciou o Decreto no qual Juiz de Fora volta para a onda vermelha com a diferença de que salões de beleza, barbearias e academias poderão funcionar, desde que respeitadas as normas sanitárias que regulam os setores.

Margarida relatou a visita do governador Romeu Zema à cidade nesta sexta-feira, 15, que oficializou a entrega de insumos para o processo de vacinação. “Na segunda, dia 18, a secretária Ana Pimentel vai detalhar o Plano Municipal de Imunização. Podemos adiantar que o governador e seu secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, têm a expectativa de que, já na próxima semana, nós tenhamos acesso às vacinas”.

A prefeita encerrou a coletiva garantindo que os ônibus continuarão a circular com o contingente atual, ou seja, 70% da frota.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.