Criação de novas secretarias da Prefeitura é aprovada pelos vereadores

Durante a 9ª Reunião Ordinária do 1º Período e uma Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira (14), os vereadores aprovaram por unanimidade, a terceira discussão referente a Mensagem do Executivo 4428/21, no qual altera a organização de cargos e secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O projeto aprovado segue agora para sanção da prefeita Margarida Salomão (PT).

O Executivo explica que as mudanças a serem feitas logo no início da nova gestão, são necessárias visando o cumprimento do Plano de Governo e para que o serviço público municipal se torne mais eficiente e inovador.

“Precisamos discutir aqui pautas propositivas, desenvolvimentistas, lembrando da independência sempre, mas aprovando aqui matérias que possam ser importantes para a cidade”, resumiu o vereador e líder de governo na Câmara Marlon Siqueira (PP), responsável por defender o projeto no Legislativo. A independência colaborativa foi destacada também pelo presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer (PT): “Esta Casa dá um voto de confiança à nova administração. Queremos contribuir diretamente com a governança do município. Que com esta nova estrutura que foi aprovada, possamos ter políticas públicas mais efetivas e mais próximas ao cidadão”.

Diante disso, a criação de novas secretarias e novos cargos considerados “Primeiro Escalão”, só foi possível sem aumento de despesa ao reduzir a quantidade de outros cargos de livre nomeação. Nos últimos dias, os vereadores conversaram com representantes do Governo sobre as consequências do projeto, com a preocupação de setores de função mais operacional que tiveram o número de cargos suprimidos perderem a qualidade do serviço.

Divisão das secretarias na PJF

Na nova estrutura administrativa da Prefeitura de Juiz de Fora, entre as novas pastas que foram criadas e as que foram divididas ou renomeadas, teremos as seguintes secretarias: de Comunicação Pública (SECOM); de Governo (SG); de Recursos Humanos (SRH); da Fazenda (SF); de Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP); de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC); de Educação (SE); de Saúde (SS); de Assistência Social (SAS); de Esportes e Lazer (SEL); de Segurança Urbana e Cidadania (SESUC); de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (SESMAUR); de Mobilidade Urbana (SMU); de Obras (SO); e Transformação Digital e Administrativa (STDA); de Planejamento Urbano (SEPUR); de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA); de Turismo (SETUR); e Especial de Direitos Humanos (SEDH) – além dos gabinetes da prefeita (GP) e do vice-prefeito (GVP), da Controladoria Geral do Município (CGM) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), considerados também órgãos da Administração Direta.




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