Restando menos de 200 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio (adiados para este ano), o Governo do Japão declarou estado de emergência, após haver aumento no número de casos confirmados do Coronavírus. A mesma calamidade foi anunciada para as cidades de Saitama, Kanagawa e Chiba, além da capital japonesa.
Em entrevista, o primeiro-ministro Yoshihide Suga, afirmou que a medida estará em vigor até o dia 7 de fevereiro. A ideia é reduzir as aglomerações, principalmente nos bares e restaurantes locais, que são considerados áreas de risco.
Além disso, Suga pede para que a população evite sair de casa e que os estabelecimentos parem de servir bebidas alcoólicas a partir das 19h. Ginásios, lojas de departamento e locais de entretenimento terão seus horários reduzidos.
O primeiro-ministro manifestou o desejo de realizar as Olimpíadas, entretanto os japoneses foram entrevistados pela emissora NHK e ⅓ da população apoia o cancelamento dos jogos, por conta da chegada de milhões de estrangeiros. Na mesma pesquisa, 31% dos entrevistados se declararam a favor de outro adiamento, enquanto apenas 27% disseram que as Olimpíadas devem acontecer conforme o programado.