Morreu no domingo (3), aos 68 anos de idade, o professor de Física, José Carlos Lordello Travassos, vítima do Coronavírus. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.
Nascido no dia 19 de setembro de 1952, José Carlos tinha muita paixão pela Física, e durante sua carreira, trabalhou por muitos anos no Colégio Politécnico Pio XII, segundo seu filho Guilherme Travassos:
“Mesmo antes de fazer faculdade de Matemática (muitos não sabiam que meu pai não era formado em Física, apesar de ser sua paixão), ele já dava aula no PIO XII em 1979, lugar onde permaneceu como professor durante toda sua vida profissional. Começou a dar aula no Conexão no início do século e permaneceu como professor até o fim de sua vida”.
Guilherme relembra sobre como o pai era dentro e fora de casa, e que estava sempre disposto em ajudar a todos ao seu redor: “Dentro de casa era uma pessoa sempre atenta a tudo que estava ao seu redor. Sempre prestativo e buscando realizar alguma tarefa dentro de casa, seja consertando alguma coisa, seja algo que pudesse ajudar a minha mãe. Sempre estava disposto a ajudar eu e minha irmã com qualquer coisa, seja uma dúvida ou conselho, seja nos buscando no trabalho (no caso da minha irmã) ou em uma festa (quando éramos mais novos), mesmo que fosse de madrugada. Ele era um super pai! Fora de casa, sempre foi muito da família. Gostava muito de ir na feira da Avenida Brasil aos domingos”.
Quanto ao legado deixado pelo pai, Guilherme conta que durante toda sua vida, José Carlos sempre registrava todos os momentos com uma câmera fotográfica e também que era um professor da vida:
“O legado que ele deixa é praticamente tudo que os nossos olhos enxergam dentro da nossa casa. Todos os cantinhos tem o toque do meu pai. Além disso, pelos inúmeros ensinamentos, meu pai não era somente um professor de física, mas da vida. Mas o principal legado que ele nos deixa é o de registrar os nossos momentos. Ele sempre estava com uma câmera (mais atualmente o celular) nas mãos registrando todos os nossos momentos”.
Para o professor de Biologia do Colégio e Curso Conexão, Felipe de Magalhães, detalha sobre seu entrosamento com José Carlos, relembrando a amizade de longa data e também como pessoa:
“Conhecia ele há quase 20 anos. Trabalhamos juntos no Colégio e Curso Compacto, Cursinho Atitude, Pré Universitário e no Conexão. O Zé era um professor incrível, se preocupava muito com seus alunos, era extremamente metódico, sempre era o primeiro a realizar qualquer atividade pedida pelo colégio, adorava tecnologia, principalmente quando se tratava de smartphone, era um amigo ímpar”.
Felipe fala também sobre como José Carlos era dentro e fora da sala de aula: “Era um professor dedicado e competente. Fora de sala era um amigo animado, prestativo e principalmente orgulhoso da família. Eu tive o prazer de conhecê -los e fui professor da sua filha no Conexão” conclui.
Nota do Pio XII
Hoje ficamos com um vazio no peito, sufocados com a partida do professor de Física, José Carlos Lordello Travassos, vítima da batalha contra a COVID-19.
O Colégio Pio XII perde um incansável, um estudioso inquieto e um colega disposto a pesquisar todos os fenômenos da física, nos fazendo pensar além das evidências. Quem convivia com ele sabia o tanto que era um educador comprometido e preocupado com o seu ofício!
Como professor, era um pesquisador preocupado em fazer com que seus estudantes fossem além, entendendo que a Física é uma ciência natural, sendo primordial para entender as interações entre matéria e energia.
Toda a equipe do Colégio Pio XII lamenta, e aproveita para homenagear este grande profissional que há mais de 30 anos se dedicou ao ensino de qualidade e somou esforços na educação da nossa cidade.
Agradecemos pelos anos de dedicação e por tantos momentos compartilhados. Que Deus possa confortar todos os familiares, amigos e alunos neste momento!”.