Após rumores sobre quem seria companheiro de Max Verstappen, a Red Bull confirmou acerto com o mexicano Sergio Pérez, 30 anos, e ocupará a vaga deixada pelo tailandês Alexander Albon, que será piloto de testes em 2021.
Diante disso, será a primeira vez desde 2013, que a escuderia austríaca não terá dois pilotos com passagem pelas suas escolas de pilotagem. O último corredor neste caso foi o australiano Mark Webber. Pérez chega a uma das equipes postulantes ao título em 202, após fazer um excelente campeonato com a Racing Point, no qual lhe rendeu uma inédita vitória na carreira e a primeira para o seu país desde 1970. Além disso, obteve sua melhor pontuação desde sua estreia na categoria em 2011, com 125 pontos, terminando em quarto lugar.
Após ser anunciado, Pérez celebra a chance de poder pilotar por uma equipe grande pela segunda vez na carreira, a outra havia sido na McLaren em 2013:
“A chance de correr por uma equipe campeã é algo que eu esperava desde que entrei na F1.Estou incrivelmente grato à Red Bull por me dar a oportunidade de correr pela Red Bull Racing em 2021. A chance de correr por uma equipe campeã é algo que eu esperava desde que entrei na Fórmula 1 e será um momento de orgulho para entrar no grid com as cores da Red Bull ao lado de Max”.
Para o chefe Christian Horner, a escolha pelo piloto mexicano foi avaliada internamente dentro da equipe e fala sobre a decisão de ‘promover’ Alexander Albon como reserva:
“Tendo tido nosso tempo para avaliar todos os dados e desempenhos relevantes, decidimos que Sergio é o piloto certo para fazer parceria com Max em 2021” diz Horner. “”Alex continua sendo uma parte importante da nossa equipe como Piloto de Teste e Reserva com um foco fundamental no desenvolvimento de 2022 e gostaríamos de agradecê-lo por seu trabalho duro e contribuição.”
Carreira na F1
Sergio Pérez fez sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial, em 2011 pela Sauber. Desde então, teve passagens pela McLaren, Force India e Racing Point. Em 191 largadas, obteve uma vitória, dez pódios e 706 pontos.
Como estão as equipes para 2021
Mercedes: A confirmar
Valtteri Bottas
Red Bull: Max Verstappen
Sergio Pérez
Ferrari: Charles Leclerc
Carlos Sainz
McLaren: Daniel Ricciardo
Lando Norris
Alpine: Fernando Alonso
Esteban Ocon
Aston Martin: Sebastian Vettel
Lance Stroll
Alpha Tauri: Pierre Gasly
Yukio Tsunoda
Haas: Mick Schumacher
Nikita Mazepin (o piloto russo pode perder a vaga por conta de escândalo de abuso sexual, a equipe analisa o caso internamente)
Williams: George Russell
Nicolas Latifi