Tusmil tem ‘responsabilidade solidária’ perante pagamento dos funcionários da GIL, segundo TRT

Em decisão publicada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3), na terça-feira (15), o juiz Thiago Saco Ferreira, considerou que a Sociedade Empresária Transporte Urbano São Miguel Ltda (Tusmil), tem ‘responsabilidade solidária’ na questão do pagamento dos salários dos funcionários da Goretti Irmãos Ltda (GIL). 

Na visão do TRT-3, ambas as empresas foram intimadas a quitar as dívidas de aproximadamente 600 trabalhadores. A ação foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Juiz de Fora (Sinttro-JF) e cabe recurso.

Desde o dia 1º deste mês, a Tusmil circula pelas linhas operadas pela GIL. A medida é por tempo indeterminado, uma vez que as duas companhias fazem parte do consórcio Manchester.

Situação na GIL

Durante todo o mês de novembro, os funcionários da GIL, junto com a Settra e o Sindicato, estiveram em diversas reuniões com o Ministério Público do Trabalho (MPT), porém nenhuma das partes chegaram a um acordo.

Além disso, o Sinttro fez a proposta do Programa de Demissão Voluntária (PDV), para os trabalhadores, como forma de receber os débitos pendentes. Entretanto, nada foi definido até o momento. 

Na quarta-feira (25), a Polícia Militar (PM), compareceu à garagem da empresa, em decorrência de uma confusão no local. Segundo o vice-presidente do Sinttro, Claudinei Janeiro, os funcionários teriam tido conhecimento sobre rumores de falência da GIL. A Settra no entanto, diz não ter recebido documento oficial sobre o caso.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.