Guarda Municipal comemora 12 anos de atividades

A Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora está completando 12 anos de atividades. Em dezembro também se comemora o primeiro ano de atuação da mais nova turma de guardas, empossada em 2019. Diferente dos anos anteriores, neste não haverá solenidade reunindo seus integrantes e parceiros, devido às restrições impostas pela pandemia. Mas a GM mantém a tradição de prestar contas do seu trabalho, com o lançamento da sua revista anual. Em formato digital, a edição nº 12 está disponível no site da Prefeitura (pjf.mg.gov.br/revista/gm2020). Ela apresenta as principais ações desenvolvidas durante 2020. Um vídeo com depoimentos dos gestores também foi produzido, com o prefeito Antônio Almas, a secretária de Segurança Pública e Cidadania, Sônia Parma, e a comandante da Guarda, Emilce de Castro, cumprimentando os integrantes da instituição.

O cenário da crise sanitária marcou o ano com termos como “quarentena” e “isolamento”. No entanto, para a Guarda Municipal o movimento foi o contrário. Ela esteve presente e atendeu às mais diferentes missões, incluindo as relacionadas à pandemia de coronavírus. A ela coube compreender as dificuldades e oferecer sua força de trabalho à cidade e ao cidadão. A corporação não deixou de trabalhar um só dia em 2020.

A importância do trabalho da Guarda Municipal foi potencializada no contexto da emergência em saúde, o que exigiu cuidados específicos, voltados à proteção de cada integrante da corporação, bem como colocou toda a equipe em ações de ponta. Inúmeras foram as edições de comboios de prevenção e conscientização levadas às comunidades durante o período. A GM ainda assumiu o trabalho de descontaminação de ambientes afetados pelo coronavírus, promovendo profilaxia de vários setores da administração e de fora dela, como medida de contenção à proliferação da covid-19. No contato direto com a área de saúde, a corporação colocou em funcionamento a “Ronda SUS” (Sistema Único de Saúde), destinando equipe para empenho especial em apoio aos serviços e servidores da área.

As demandas se adensaram e ficou cada vez mais evidente a presença da GM na área central do Município, sob a lógica do patrulhamento preventivo da “Guarda Comunitária”. Graças à estratégia de proximidade, o cidadão pôde encontrar no guarda municipal a garantia de mais tranquilidade e ajuda em momentos de necessidade. Também foi efetivo o apoio à fiscalização voltada ao cumprimento de decretos municipais editados, com vistas à redução do agravamento da pandemia.

Em dezembro, as equipes do patrulhamento comunitário preventivo estão também empenhadas na área central da cidade, na proteção aos consumidores e ao comércio, durante as compras de fim de ano. Uma medida que atende à necessidade de mais segurança para o momento e reforça as medidas sanitárias de proteção contra a covid-19.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.